Pepe Mujica: "Os governos estão preocupados em ganhar a próxima eleição.”

Foto: Reprodução
Em viagem pelo Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (10), o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, participou  da 5ª edição do Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, na Universidade Federal do Rio Grande Sul (Ufrgs),  que traz o tema “Desenvolvimento Sustentável para a Integração Regional do Cone Sul”.

Pepe Mujica declarou que o discurso de que não há verba para acabar com a pobreza é uma falácia. “Gastamos 1 milhão de dólares por minuto em recursos militares no mundo e dizem que não temos recursos para acabar com a pobreza”, criticou o presidente do Uruguai. “Sabemos o que fazer, temos a ciência, temos os meios econômicos, entretanto continuamos olhando para o outro lado”, analisou.

Para Mujica, a verdade é que os governos estão “preocupados em ganhar a próxima eleição”, e que, quanto mais rico e “maior o país”, a situação é “pior”. O estadista também criticou o acúmulo de capital. “A nossa civilização prega a acumulação de capital acima de todas as coisas e devemos consumir e consumir e inventar porcarias e passar a vida toda pagando”, criticou.

A respeito da ideia religiosa de que o sofrimento na vida presente significa o viver bem no “outro mundo”, Mujica discordou. “Valores: o nosso mundo é religioso. Fanaticamente religioso. Eu não compartilho com a ideia que devemos sofrer nesse mundo para ganhar o direito de viver bem no próximo mundo”, disse.

Por fim, Pepe Mujica rechaçou a pecha de “presidente pobre”. “Dizem que sou o presidente pobre. Sou pobre o ‘caralho’. Pobre é aquele que precisa de muito. Eu consumo o justo porque defendo minha liberdade. Não pretendo convencê-los. Pretendo fazê-los pensar”, provocou o presidente uruguaio.

Fonte: Revista Fórum
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال