Câmara instala CPI para investigar violência contra jovens negros e pobres no Brasil

Foto: Reprodução
Foi instalada na tarde desta quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a violência contra jovens negros e pobres no Brasil. De acordo com dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o homicídio é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, no país, a maioria negros e moradores de periferias. A CPI será presidida pelo autor do requerimento, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). 

Segundo o líder do PTN, o deputado federal João Carlos Bacelar (BA), que integra a CPI, um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) deve ser levado em consideração. Nos últimos cinco anos, de acordo com o relatório, ocorreram no Brasil mais mortes do que em 12 regiões do mundo, como Síria, Afeganistão e Faixa de Gaza, entre outras. 

"O que mantém a violência alta é o genocídio de uma população negra. 80% dos homicídios são de jovens negros. Nós chegamos a ter em bairros do Rio de Janeiro e São Paulo, uma média de três homicídios de jovens brancos, por grupos de 100 mil. Não quero que haja homicídios de jovens brancos, mas esses números mostram o extermínio da população negra brasileira", afirmou o parlamentar.
 
Fonte: Metro1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال