Muritiba anuncia a 3ª Parada do Orgulho LGBT e recebe evento sobre diversidade sexual e de gênero

Imagem: Divulgação
A I Semana de Diversidade Sexual, Gênero e Combate a LGBT*fobia de Muritiba – I SEDIVERGEM acontecerá de 30 de setembro a 04 de outubro no Recôncavo Baiano, na cidade popularmente conhecida como “Cidade da Jaca”.

Realizado pelo Coletivo Aquenda de Diversidade Sexual, o evento dará continuidade as atividades de luta em prol da comunidade LGBT da região, antes realizada apenas através de suas Paradas LGBT.

A SEDIVERGEM, realizado pela primeira vez no município, será um instrumento de efetivação do papel social e político, enriquecendo o debate e desenvolvendo do trabalho de conscientização, informação e visibilidade para toda população muritibana e da região. Com isso, a última atividade da semana será a realização da 3ª Parada do Orgulho LGBT de Muritiba, obedecendo a temática proposta pelo evento.

Vinícius Zacarias, idealizador da atividade, destaca: “É a primeira vez que Muritiba receberá um evento tão estruturado do ponto de vista das discussões de diversidade sexual e identidade de gênero. Traremos uma abordagem inicial, porém significativa, com o objetivo de informar, conscientizar a população pelo viés dos direitos humanos, logo daremos visibilidade a comunidade LGBT. Estamos focando no âmbito escolar, pois a escola é o primeiro locus institucional de opressões, vivenciadas por nós (LGBT), por isso há a necessidade de levar tais abordagens afim do respeito a diversidade humana”.

A programação completa da atividade será divulgada em breve, compondo o evento rodas de conversas, exibição de documentários, oficinas, apresentações teatrais, performances artísticas, sarau da diversidade, dentre outros.

O evento também pretende deixar frutos, através da proposta de instituir o Dia Municipal de Diversidade Sexual, Gênero e Combate a LGBT*fobia de Muritiba - no momento o projeto está prestes a ser apresentado ao poder legislativo da cidade para sua aprovação.

Ariana Carvalho, uma das organizadoras, já adiantou uma das convidadas do evento: “Como trabalhamos pelo viés do combate a opressões através da educação e, primeiramente, no âmbito escolar, convidamos a Prof. Denise Ventura, professora transexual do ensino básico da cidade Vitória da Conquista/Ba. Será importantíssimo ouvirmos suas vivências e aproximar o discurso dela aos estudantes e educadores presentes na roda de conversa.”

Já a 3ª Parada do Orgulho LGBT, que também fará parte da SEDIVERGEM, será realizada no dia 11 de outubro e terá como tema: “Lançamos a Ideia, Pegue a Visão e Apareça”, proposto a partir dos três eixos estruturantes: Informação, Conscientização e Visibilidade.
Valerie O’rarah, Mitta Lux /Foto: Genilson Coutinho
Dentre os convidados da Parada estão as mais famosas drag queens da Bahia como: Valerie O’rarah, Yanna Stefens e Mitta Lux, além do DJ Dinho Secco, DJ Chiquinho e DJ Miro. O evento tem patrocínio do JR Atacado e Varejo, parceria da Prefeitura Municipal de Muritiba e Coletivo Capitu, apoio do Fórum Baiano LGBT, ABGLT, Conselho Estadual LGBT da Bahia, CEJUV/BA, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Maiores informações: aqui.

Fonte: DoisTerços
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال