Alunos da UFRJ decidem sair da greve mas funcionários votam pela continuidade

Foto: Paula Ferreira
Estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiram, nesta terça-feira, em assembleia, sair da greve discente que durou mais de cem dias. Ao contrário da última reunião, não houve necessidade de contagem de votos e a decisão foi feita por contraste. Os alunos conseguiram um acordo com a reitoria para priorização de verbas para a assistência estudantil mas permaneciam em greve como forma de luta para conseguir mais verbas para a instituição. É a segunda categoria da UFRJ que decide deixar as paralisações, a primeira foi a de professores.

Porém, os técnico-administrativos, também em assembleia realizada nesta terça-feira, decidiram por unanimidade— com apenas uma abstenção— manter a paralisação que já dura cerca de 100 dias.

Após uma ampla discussão sobre o “fôlego” para continuar a greve, os servidores decidiram aceitar que a Federação de Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) envie contraproposta ao Governo sugerindo um aumento de 15% dividido em dois anos, sendo 9,5% em 2016 e 5,5% em 2017.

A proposta do sindicato nacional é uma resposta aos 21,3% divididos em quatro anos propostos anteriormente pelo Ministério da Educação (MEC). Inicialmente, os funcionários reivindicavam um aumento de 27,3% em um ano.

— A nossa greve está inserida em um contexto de crise política e econômica. Uma tensão social no país, onde governo através de seus compromissos com a classe dominante precisa aplicar um ajuste fiscal para garantir a própria governabilidade, isso significa que se ele tiver que se desgastar com o funcionalismo público que está em greve, ele vai fazer isso— avaliou o coordenador geral da Fasubra, Gibran Jordão— A outra proposta do governo continua insuficiente e queremos usar o fôlego que a greve ainda tem para melhorá-la. A nossa contraproposta não é aquela inicial, mas como o governo recuou de lá, demos uma recuada de cá para tentar uma síntese que dê ganhos aos trabalhadores.

A Fasubra volta a se reunir com o Ministério do Planejamento nesta quinta-feira para discutir a contraproposta. Uma nova assembleia dos técnicos-administrativos está prevista para a próxima terça-feira, quando avaliarão novamente se continuam ou não na greve. Nesta quarta-feira, os funcionários farão um ato durante o Conselho de Ensino e Graduação (CEG) da UFRJ, que discutirá o novo calendário acadêmico da instituição.

Fonte: O Globo
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال