Dilma chama ao Planalto ministros da junta orçamentária

Imagem: Google
A presidente Dilma Rousseff se reuniu na tarde desta quarta-feira (21) no Palácio do Planalto com os ministros da chamada Junta Orçamentária do governo, formada por Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Jaques Wagner (Casa Civil). O encontro não constou da agenda oficial de Dilma, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social. A Secretaria de Imprensa disse não ter informações sobre o que eles discutiram.


Segundo o Blog do Camarotti, os integrantes da Junta Orçamentária do governo devem apresentar à presidente Dilma na reunião desta quarta uma projeção de déficit de, no mínimo, R$ 50 bilhões no Orçamento deste ano. Mais cedo, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que há uma perspectiva de "frustração de receitas" antes esperadas para este ano e que isso pode gerar a necessidade de uma nova revisão da meta fiscal fixada para o ano de 2015. Segundo ele, um posicionamento oficial pode sair até a próxima sexta (23).

Além da frustração de receitas, as chamadas "pedaladas fiscais" - que consistem no atraso dos repasses para bancos públicos do dinheiro de benefícios sociais e previdenciários - também estão sendo consideradas pelo governo na possibilidade de revisão da meta fiscal deste ano. Isso porque, em algum momento, esses valores terão de ser pagos, o que impactará o resultado da contas públicas.

Em junho, o governo já revisou para baixo a meta fiscal. Atualmente a previsão do Executivo é de economizar 0,15% do PIB para pagar os juros da dívida pública. Antes, o governo tinha como expectativa economizar 1,2% do PIB para cumprir a meta fiscal de 2015.


Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال