Fim de greve: bancos privados registram movimento tranquilo

Imagem: Ed Santos/Acorda Cidade
Após anunciarem o fim da greve na noite de segunda-feira (26), as agências dos bancos privados retomaram as atividades na manhã de hoje (27). E quem precisou dos serviços bancários não encontrou dificuldades para receber o atendimento, uma vez que o movimento estava tranquilo e as filas pequenas.


O despachante Herval Mercês da Silva se dirigiu a uma agência do Banco Bradesco e ficou surpreso por não encontrar grandes filas no local. Ele acredita que muitas pessoas ainda não estão informadas sobre o retorno do banco às atividades. “Geralmente nos dias normais está lotado e a gente fica irritado, mas hoje fiquei cinco minutos na fila, parece que o pessoal não está sabendo que os bancos voltaram da greve”, afirmou. Segundo o despachante, a greve não prejudicou muito suas atividades, pois ela utiliza a internet para pagar contas e também os bancos postais.

O comerciante Joildo também se dirigiu ao Bradesco para pagar um boleto e passou apenas 10 minutos na fila. Segundo ele, hoje o movimento está tranquilo, mas amanhã pode ficar ruim quando todos ficarem sabendo que alguns bancos não estão mais em greve.

Quem não ficou muito satisfeito foi o comerciante Edson Ferreira Lima. Ele acreditava que o Banco do Nordeste também tivesse retornado da greve e foi ao local na manhã de hoje na esperança de ser atendido. “Como os outros bancos anunciaram o fim da greve, esperava que o Banco do Nordeste também viesse a atender ao seu público”, disse.

De acordo com o comerciante, que trabalha vendendo peças de reposição para relógios, a greve dos bancários prejudicou suas atividades, pois ele recebe muitos cheques de clientes. “A gente sempre sofre um pouco de prejuízo, porque tem cheques para compensar, outros para cobrir. Aquelas pessoas que compram com cheques pré-datados têm dificuldade para cobrir o cheque, e a clientela caiu em torno de 50%”, afirmou Edson Ferreira Lima.

O bancário e diretor do sindicato independente do Banco do Nordeste, Maurício Lima, informou que não há previsão de quando o banco retomará suas atividades. “As nossas negociações internas não atingiram aquilo que pretendíamos, então o Banco do Nordeste como um todo está parado. A greve não tem previsão de volta, a não ser que haja uma nova negociação essa semana. Tem alguns diretores em Fortaleza aguardando. São questões internas, como plano de carreira, isonomia dos funcionários, salários, revisões no plano de saúde”, explicou o bancário.

Enquanto isso, somente os terminais de auto-atendimento do Banco do Nordeste continuam funcionando e 30% dos serviços bancários conforme a lei. Também não retornaram às atividades os funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Fonte: Acorda Cidade
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال