Henrique Pizzolato é extraditado para o Brasil e cumprirá pena no Complexo da Papuda

Imagem: Reprodução/Globo
Extraditado pela Itália, o ex-diretor de Marketing Banco do Brasil Henrique Pizzolato desembarcou em Brasília por volta das 8h45 desta sexta-feira (23) e seguiu para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames. Após esses exames, ele será levado em carro da PF para o Centro de Detenção Provisória (CDP) no Complexo da Papuda, onde, em princípio, cumprirá a pena.


Pizzolato chegou à cidade a bordo de um avião da Polícia Federal, que saiu de São Paulo por volta das 7h30. O ex-diretor do BB deixou a Itália no início da noite desta quinta (22) acompanhado de um delegado da Polícia Federal, dois agentes e uma médica. No voo em direção ao Brasil, ele assistiu a filme e dormiu durante parte da noite. Pizzolato foi vaiado por outros passageiros.

Ao desembarcar em Guarulhos, Pizzolato não passou pelo saguão, como os passageiros comuns, e, ao deixar o avião que o trouxe da Europa, entrou em um avião da PF. Em seguida, o grupo seguiu para Brasília.

Condenado no julgamento do mensalão do PT a 12 anos e 7 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro, Pizzolato fugiu do Brasil em novembro de 2013 para não ser preso. Na fuga, ele usou documentos do irmão morto, mas foi preso em Maranello, na Itália, em fevereiro do ano passado – Pizzolato tem cidadania italiana. A extradição foi autorizada no mês passado.


Henrique Pizzolato deixou a penitenciária de Sant'Anna de Módena, no norte da Itália, no início  da manhã desta quinta. Ele foi levado pela polícia italiana até o aeroporto de Milão, onde foi entregue às autoridades brasileiras.Após deixar o presídio italiano escoltado pela polícia da Itália, Pizzolato seguiu em uma van até o aeroporto de Malpensa, em Milão. O trajeto entre a penitenciária e o aeroporto tem cerca de 164 km.


A defesa de Pizzolato, no entanto, poderá pedir a transferência dele para um de dois presídios de Santa Catarina, onde tem familiares – em Curitibanos ou Itajaí.


Todas as unidades foram vistoriadas pela Procuradoria Geral da República, que garantiu às autoridades italianas terem condições de alojar o ex-diretor do BB sem risco à sua integridade física e moral.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال