Livro sobre terreiros de candomblé de Cachoeira e São Félix será lançado na FLICA

Foto: Correio da Bahia/Divulgação

Será lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o livro Terreiros do Candomblé de Cachoeira e São Félix, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontece de 14 a 18 de outubro na cidade de Cachoeira, à 110 km de Salvador. O lançamento será no dia 16, às 14h, no claustro da Ordem Terceira do Carmo.


Para o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos, “esses terreiros receberam uma proteção ainda inédita no Brasil que é o ‘registro especial’ que contempla as condições simbólico-antropológicas dos terreiros e um ‘plano de salvaguarda’ com metas, objetivos, regras e ações de proteção a curto, médio e longo prazos”. Estarão presentes no evento o secretário de Cultura, Jorge Portugal, os prefeitos de São Félix, Eduardo Macêdo, e de Cachoeira, Neiron Viegas, além de outras autoridades. O livro é uma adaptação do Dossiê de Registro Especial que o instituto elaborou para a proteção oficial de dez terreiros em Cachoeira e São Félix.

A obra conta com 244 páginas, nas quais estão 250 fotografias, mapas, ilustrações e infográficos. Além de Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix, a coleção Lendas Africanas dos Orixás também será lançada durante a Flica. O lançamento da coleção infantil escrita pela autora Edsoleda Santos acontece no dia 15, às 16h30, no Cine-Teatro de Cachoeira, dentro da programação da Fliquinha 2015. Os livros editados pela Solisluna Editora retratam Obaluaê, Nanã, Iemanjá e Xangô.

Edsoleda, que também faz parte da coleção, afirma: “Lançar esses livros me dá a sensação de dever cumprido como cidadã, herdeira deste legado dos nossos ancestrais africanos, tão importante para a formação cultural do povo baiano. Admiro esse tema pela sua beleza poética, e porque transmite preciosos ensinamentos para a humanidade”.

A programação completa da FLICA está disponível no site www.flica.com.br

Fonte: Correio da Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال