Aneel prevê fim de bandeira vermelha em abril de 2016

Foto: Bahia Notícias
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) espera retirar a bandeira vermelha da conta de energia entre abril e maio de 2016, informou nesta terça-feira (3) o diretor do órgão, Tiago de Barros Correia.

Segundo ele, caso as hidrelétricas consigam se recuperar, é possível que a cobrança passe a valer diretamente na bandeira verde.

“Se chegarmos a maio com um bom nível nos reservatórios, não vamos precisar manter as (usinas) térmicas acionadas”, explicou ao Estado de S. Paulo.

O sistema de bandeiras tarifárias entrou em vigor no início deste ano e permite a oscilação do valor das contas de luz de acordo com os gastos das distribuidoras. A cor verde significa que a situação está normal e que não é necessária a cobrança extra. Na cor amarela, cada 100 kW/h de energia equivale a R$ 2,50. Na vermelha, o valor passa para R$ 4,50. 

Para Correia, caso o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) fizesse a gestão do setor elétrico apenas por modelos computacionais, a conta de luz já poderia estar em bandeira amarela. Contudo, com a necessidade de poupar água de reservatórios, a ONS tem mantido o funcionamento das termelétricas, o que torna a produção de energia mais cara.

Fonte: BN
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال