Analytics

menu

Image Map

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Baianas são selecionadas em competição da ONU e fazem campanha para pagar viagem

Imagem: Montagem/BN
Estudantes e professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) se mobilizam em torno de uma causa nobre: ajudar duas alunas da instituição a participar da etapa internacional de uma competição promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para a qual foram selecionadas. As estudantes representam um grupo de oito discentes que tiveram, em 2 de outubro deste ano, o trabalho aprovado para o Nelson Mandela World Human Rights Moot Court Competition, concurso que traz simulações de júri de casos fictícios de violação de direitos humanos. 


Entretanto, a ida para Genebra, na Suíça, quando devem disputar entre os dias 7 e 10 de dezembro, com mais 25 duplas, o título de vencedoras da competição, pode não acontecer pela falta de dinheiro para custear a viagem. Na tentativa de arrecadar recursos para a ida ao país europeu, alunos do Núcleo de Competições Internacionais da faculdade realizam uma campanha na página do grupo no Facebook. De acordo com a estudante Bruna Matos, uma das selecionadas para defender o trabalho do grupo na Suíça, são necessários R$ 12 mil para o pagamento de despesas como inscrição na competição, passagens aéreas e hospedagem dela e de sua colega, Camila Mazzafera.

 Em entrevista ao Bahia Notícias, a estudante do nono semestre relatou que, de toda a quantia necessária, possui até o momento apenas R$ 1,3 mil. A dificuldade em conseguir o dinheiro chegou a fazer ela e o grupo pensarem em desistir da viagem. “Demorou bastante para a gente começar a conseguir dinheiro. A gente pensou em desistir, mas a situação está melhorando. Temos esperança de conseguirmos até metade da quantia”, declarou. Inscrito em agosto, o trabalho do grupo arrematou o segundo lugar na América Latina. 

Em Genebra, as estudantes terão que apresentar uma simulação de júri, com direito à sustentação oral, fazendo defesa do Estado ou da vítima em caso de violação de direitos humanos. Para ajudar aos estudantes, há duas formas. Na primeira, os depósitos em dinheiro podem ser feitos em uma conta poupança no Banco do Brasil, na AG. 3458-4, CP. 23204-1, variação: 51, em nome de Iasmin Teixeira Freire Carvalho. Já a segunda conta é no mesmo banco, AG. 5737-1, CP 8009-8, favorecido: Filipe Gomes Dias Costa. Com desejo de participar da competição, Bruna faz um apelo: “Toda ajuda é muita bem-vinda e a gente agradece todo auxílio até o momento. A ajuda, além de ser pra gente, é para o núcleo inteiro”. 

Fonte: Bahia Notícias
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...