Bombeiros militares e aeronaves são mobilizados para atuar na Chapada Diamantina

Diante do surgimento de novos focos de incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Governo do Estado, continua atuando com equipes de Bombeiros Militares, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Inema e utilização de quatro aviões tanque e dois helicópteros. Nesta segunda-feira (7), foram mobilizados mais 40 bombeiros militares para reforçar as ações de combate na Chapada Diamantina. Outros 19 integrantes da corporação já foram deslocados para a região neste final de semana. 

As equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo, coordenada pela (Sema) e executada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), estão concentradas no monitoramento e combate de focos no Vale do Capão, Ibicoara e Pindobaçu. 

A aproximação de uma frente fria que passou pelo Sudeste do país, associada ao calor e a umidade vinda da Amazônia, contribuiu para o aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas pontuais nos municípios de Lençóis e Piatã. “A alta nebulosidade ocasionou um aumento de descargas elétricas (raios) na região. Como houve pouca ocorrência de chuvas, existe a possibilidade destes raios, incidindo em áreas de vegetação mais seca, terem provocado o início de novos focos”, explicou o meteorologista do Inema, Heráclio Alves.

Fonte: Bocão News
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال