Cantor David Bowie morre de câncer aos 69 anos

Imagem: Divulgaão
Morreu neste domingo (10) o cantor britânico David Bowie. Ele completou 69 anos na última sexta-feira (8) , quando também lançou o álbum "Blackstar". David lutava contra um câncer havia mais de um ano e teve a morte divulgada através de uma nota oficial em sua página no Facebook. O filho do cantor também confirmou a informação para a BBC.

A nota também pede privacidade à família do cantor. "David Bowie morreu em paz hoje cercado por sua família após uma corajosa batalha de 18 meses com câncer. Enquanto muitos de vocês vão compartilhar essa perda, nós pedimos que respeitem a privacidade da família durante o seu tempo de luto", diz a nota.

Trajetória e sucesso

David Bowie se tornou famoso com o hit "Space Oddity", lançado em 1969. Com mais de 40 anos de carreira, o britânico influenciou diversos artistas. Ele se tornou conhecido por ser um músico que não tinha medo de experimentar com dezenas de gêneros musicais .

Em 1972, ele lançou o legendário álbum 'The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars', introduzindo o seu alter-ego Ziggy Stardust, um roqueiro que atua como mensageiro de seres extraterrestres. Bowie alcançou fama internacional em 1975 com o hit "Fame", e seguiu produzindo sucessos como "Under Pressure" e "Let's Dance" nos anos seguintes.   
Ele continuou produzindo álbuns e saindo em turnês até 2004. Sua última apresentação ao vivo foi em 2006. David Bowie lançou na última sexta-feira (8), dia do seu 69° aniversário, o álbum Blackstar, o 25º da carreira, onde se apresentou como um roqueiro que busca surpreender, ao enveredar por alguma experimentação de jazz. 
Bairro popular do sul de Londres, a lenda do rock viu o primeiro sucesso chegar em 1969, com Space Oddity, uma música que se tornou mítica e conta a história de Major Tom, um astronauta que se perde no espaço. 
A essa altura, já tinha operado a primeira de muitas reinvenções, ao se batizar David Bowie quatro anos antes, para evitar confusão com Davy Jones, vocalista dos The Monkees, banda rival dos Beatles. Nos anos 1970 dominou o panorama musical britânico e conquistou os Estados Unidos da América com uma série de álbuns de sucesso.
Bowie, que estudou budismo e mímica, se revelou como uma das figuras de maior relevância durante mais de cinco décadas. Multifacetado, também foi ator, produtor e venerado como ícone da moda, pela tendência para provocar com as roupas que usava.
Autor de álbuns aclamados como Heroes (1977), Lodger (1979) e Scary Monsters (1980), o artista, radicado em Nova Iorque há anos, chegou ao topo da indústria em 6 de junho de 1972 com The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spider From Mars.
Este disco, que relata a inverosímil história do personagem Ziggy Stardust, um extraterrestre bissexual e andrógino transformado em estrela de rock, reuniu duas das obsessões do cantor: o teatro japonês kabuki e a ficção científica.
Contudo, essa excêntrica personagem foi apenas uma das muitas personalidades que adotou ao longo da carreira, como os outros alter egos da sua produção criativa: Aladdin Sane ou Duque Branco. Em 1975, chegou o primeiro êxito nos Estados Unidos, com o single Fame, que coescreveu com John Lennon, e também graças ao disco Young Americans.
Mais tarde, em 1977, chegou o minimalista Low, a primeira de três colaborações com Brian Eno, conhecidas como a Trilogia de Berlim, que entraram no Top 5 britânico. Também chegou ao topo do ranking musical na Inglaterra com Ashes to Ashes, do álbum Scary Monsters (and Super Creeps); colaborou com o Queen no sucesso de Under Pressure e voltou a triunfar em 1983 com Let's Dance.
Em 2006, anunciou um ano sabático e, desde então, muitos fãs lamentava sua ausência prolongada, que deu motivos também para o surgimento de todo o tipo de rumores sobre sua saúde.
Esse retiro musical foi quebrado esporadicamente, como com a aparição surpresa num concerto de David Gilmour (Pink Floyd) no Royal Albert Hall de Londres, nesse mesmo ano, ou com a colaboração no álbum de canções de Tom Waits que a atriz norte-americana Scarlett Johansson publicou em 2008.
Após anos de silêncio, David Bowie reapareceu em 2013, aos 66 anos, com The Next Day, um disco produzido pelo veterano Tony Viscontti, o seu homem de confiança que agradou a crítica com típicos elementos ‘bowinianos’.
Um ano depois, lançou a antologia Nothing Has Changed, com a qual celebrou meio século de carreira. 
O magnetismo e inesgotável força comercial de Bowie, que vendeu aproximadamente 136 milhões de discos em todo o mundo, lhe valeram um espaço no museu londrino Victoria & Albert, que lhe dedica uma extensa exposição, em que se explora a sua influente carreira através de 300 objetivos seus, selecionados de entre mais de 7 mil.
David Bowie, que lutava há 18 meses contra um câncer, era casado desde 1992 com a modelo somali Iam, com a qual teve uma filha, Alexandria Zahra Lexi Jones. Tem outro filho, Duncan Jones, fruto do seu primeiro casamento com Angela Bowie.
Fonte: Correio 24h
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال