Ganhando R$ 18 mil por mês, jovem de 22 anos revela como passou em seis concursos

(Foto: Marcos Alberto/Arquivo Pessoal
Marcos Alberto de Oliveira tem 22 anos, é filho de uma dona de casa e um enfermeiro e já passou em seis concursos públicos em todo o Brasil. Hoje, o jovem é auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e ganha R$ 18 mil por mês, um pouco menos do que o ganho líquido do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, onde Marcos mora.

A história do jovem surpreendeu internautas, já que ele teve uma infância pobre, mas nunca desistiu de estudar e conquistar seus sonhos e objetivos. Marcos nasceu em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, e sempre estudou em escolas públicas ou por meio de bolsas integrais em colégios particulares.

Em entrevista ao G1, ele disse que o gosto pelos concursos públicos começou depois de sua aprovação, aos 16 anos, no curso de economia na Universidade Federal de Santa Maria. "Minha família sempre me apoiou. Ninguém nunca passou em concurso público. Você tem que estudar até passar, nunca desisti. Estudava até dez horas por dia, sempre com apostilas ou aulas em vídeo. Estudava de manhã, tarde, noite e madrugada", diz.

Aprovado

De acordo com informações do site G1 Distrito Federal, as primeiras aprovações foram aos 18 anos, quando ele conquistou duas vagas no concurso do Banco do Brasil e nos Correios, como escriturário e atendente comercial.

Aos 20 anos, passei no Ministério Público da União e na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. "Tive que me mudar para uma cidade de 6 mil habitantes chamada Bossoroa e trancar a faculdade", disse ao G1.

Marcos destrancou a faculdade e voltou a fazer economia, na região de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. "Nesse período fiz até 11 matérias em um semestre para conseguir me formar mais rápido e prestar concursos de nível superior".

Sucesso aos 22 anos

Para aumentar de cargo e salário, o jovem decidiu prestar concurso para o TCU no ano passado. "Fiz as contas de quanto tempo levaria para me formar, visto que o cargo de auditor demanda graduação de nível superior, e vi que poderia prestá-lo. Fiz a prova em agosto e passei", disse ao G1.

Em dezembro, o jovem de 22 anos foi nomeado e se mudou para o Lago Norte, em Brasília. Ele afirma que ter motivação, persistência, dedicação e disciplina são os principais "segredos" para conseguir um cargo público.

Mesmo tendo alcançado um cargo alto, o jovem disse que ainda estuda para conquistar novas etapas. "Apesar do TCU ser uma das carreiras do topo e ter sido eleita a melhor instituição pública para trabalhar, ainda quero fazer muito mais".

Ele também pretende se tornar um empreendedor e dar aulas em universidades. "Acho que não tenho sonhos, considero mais metas. Quero crescer profissionalmente, mudar a realidade à minha volta", disse ao G1.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال