IR: dependente com 14 anos ou mais terá de ter CPF para abatimento

Foto: Montagem/Reprodução
Após recente instrução normativa publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (25), os contribuintes que desejarem incluir seus dependentes na declaração do Imposto de Renda de 2016 deverão registrá-los no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) caso tenham 14 anos ou mais. Até então, a obrigatoriedade valia somente para dependentes com 16 anos ou mais.

Segundo a Receita Federal, a redução da idade obrigatória de inscrição no CPF para dependentes constantes da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física [DIRPF] reduz o risco de fraudes relacionadas a inclusão de dependentes fictícios e, também, a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração. Em 2015, cerca de 890 mil dependentes se encontravam na faixa etária igual a 14 ou 15 anos", explicou a Receita Federal. 

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015) está prevista para começar somente em março, mas já dá para se antecipar e até para preencher um rascunho no site da Receita Federal de forma a evitar dor de cabeça ou contratempos na hora de enviar os dados. As regras deste ano deverão ser anunciadas somente após o carnaval.

Fonte: Bocão News
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال