Cura do HIV deve ser revelada daqui a alguns meses, anunciam pesquisadores

Foto: Divulgação
Cientistas dinamarqueses estão esperando resultados de um experimento em humanos para que daqui a alguns meses possa anunciar a cura para o vírus HIV, que causa a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

Segundo o jornal Extra, a técnica envolve a libertação do vírus HIV de “reservatórios” que estes formam no DNA das células, levando-o para a superfície das mesmas. Depois de “exposto” na superfície da célula, o vírus pode ser eliminado naturalmente pelo sistema imunológico, capaz de criar uma “vacina” contra ele.

“Estou quase certo de que teremos sucesso. O desafio será fazer o sistema imunológico dos pacientes reconhecer o vírus, depois de exposto, e destruí-lo. Isto depende da força e da sensibilidade dos sistemas imunes individuais”, afirmou Dr. Søgaard, pesquisador sênior do Hospital da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que lidera o estudo.

O Conselho de Pesquisa dinamarquês premiou os pesquisadores com cerca de R$ 5 milhões para darem prosseguimento na pesquisa.

Mas Dr. Sogaard lembra que é uma cura e não uma vacina preventiva, ou seja, as campanhas de mobilização e conscientização ainda são fundamentais.

Fonte: O Globo
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال