Cachoeira: IPAC entrega certificados e faz acordo para salvaguarda de 10 terreiros

Foto: Érica Souza
Dez terreiros de candomblé de Cachoeira receberam, na última sexta-feira (29), o certificado de “Registro Especial” de “Bem Cultural da Bahia”, pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). O órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e a prefeitura de Cachoeira também fecharam acordo para reparos prediais nos terreiros.

“Estamos investindo cerca de R$ 120 mil para compra de materiais de construção, e a prefeitura vai aportar o mesmo valor para executar as obras”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

O registro garante que os terreiros ganhem um “plano de salvaguarda” com metas, objetivos, regras e ações de proteção a curto, médio e longo prazos. 

“A primeira ação foi um livro-inventário para salvaguarda da memória desses terreiros, lançado no ano passado na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), e a segunda serão esses reparos, já que uma vistoria mostrou problemas nas suas edificações”, explica Oliveira, acrescentando que com a proteção oficial do Estado, eles terão prioridade em editais de cultura e demais linhas de financiamento público.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال