Analytics

menu

Image Map

terça-feira, 28 de junho de 2016

Governo Temer quer idade mínima de 65 e 70 anos para aposentadoria

Foto: Previdência Social
O governo interino quer estabelecer a idade mínima para aposentadoria em 70 anos. A mudança, segundo informações do jornal O Globo, ocorreria em duas fases: a primeira, de 65 anos e a segunda, de 70 anos, para aplicação só daqui a 20 anos.

Há quase consenso de que a reforma da Previdência que está em análise deverá firmar os 65 anos como idade mínima, mas com uma regra de transição para não afetar tanto quem já está no mercado e quem está próximo da aposentadoria. 

O projeto de lei que será encaminhado ao Congresso deve determinar que a nova regra valerá para os que entrarem no mercado de trabalho a partir da sanção da norma. A expectativa é de que dificilmente o projeto deve ser aprovado antes de 2017. 

“Se vamos estabelecer a idade mínima agora, já podemos pensar nas próximas décadas, deixando uma faixa mais alta para a futura geração, que está longe ainda de entrar no mercado de trabalho. Agora, a adoção dos 65 anos como idade mínima terá uma regra de transição muito clara para não prejudicar quem já está no mercado de trabalho há mais tempo”, afirmou um integrante do governo Temer ao Globo. 

O governo quer receber ideias das centrais sindicais em reunião marcada para esta terça-feira (28), mas enfrenta impasse, já que os sindicatos querem a manutenção da regra 85/95 (soma entre idade e tempo de contribuição para mulheres e homens, respectivamente). 

As entidades trabalhistas também defendem que o governo não faça mudanças estruturais no sistema, mas sim uma fiscalização rigorosa nos gastos com os recursos previdenciários. 

“Queremos que o governo abra a caixa-preta da Previdência. O trabalhador não é o responsável pelo deficit que existe no sistema”, afirmou neste domingo (26) o vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...