Cachoeira recebe exposição ‘Viagem a Timbuktu - Fotografias de Edmond Fortier’

Foto: Divulgação / Edmond Fortier
A exposição “Viagem a Timbuktu - Fotografias de Edmond Fortier - Da costa da Guiné às margens do Saara em 1906” entra em cartaz em Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

A mostra dedicada à obra do fotógrafo francês Edmond Fortier (1862-1928) ficará aberta à visitação na Fundação Hansen Bahia, desta sexta-feira (12), às 17h, até o dia 30 de setembro.

Anônimo, Fortier viveu a maior parte de sua vida em Dakar, no Senegal e, tendo produzido mais de 4 mil imagens da África do Oeste, após viajar mais de 5 mil quilômetros para chegar à cidade histórica de Timbuktu, porta do Saara, norte do atual Mali. Tal viagem deu origem à pesquisa e livro da historiadora Daniela Moreau, curadora da mostra.

Nessa exposição são mostradas ampliações de imagens captadas por Fortier durante seu périplo de 1906, que o levou até à mítica cidade de Timbuktu, centro de saber islâmico, escala obrigatória do comércio inter-regional e local privilegiado de trocas culturais. Durante a viagem, Fortier captou imagens preciosas das atividades cotidianas de mulheres e homens, da sofisticada arquitetura em adobe e das paisagens dos entornos do rio Níger”, explica ao Bahia Notícias.

Serviço

O QUÊ: Exposição “Viagem a Timbuktu - Fotografias de Edmond Fortier - Da costa da Guiné às margens do Saara em 1906”

QUANDO: 12 de agosto a 30 de setembro

ONDE: Fundação Hansen Bahia - Cachoeira-BA
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال