Salvador: Exposição 'Pinte em Cachoeira' abre temporada no Solar Ferrão

Irene Ri | Imagem: Pirulito
Depois de sediar a mostra 'Imagens dos Vaqueiros da Bahia', o Centro Cultural Solar Ferrão recebe mais uma exposição em dialogo com a cultura do Estado. Denominada 'Pinte em Cachoeira' e com curadoria de Marcia Schlapp, a exposição traz a riqueza da cultura cachoeirana através de 48 obras, entre elas pinturas, esculturas, gravuras e fotografias. A abertura da exposição, que integra a programação 'Noite de Cachoeira no Pelô', aconteceu no Solar Ferrão às 18:00hs desta segunda (22/08), e contou com 20 artistas da região. A mostra fica aberta ao público até 02/09.

A programação 'Noite de Cachoeira no Pelô' aconteceu com a recepção dos mandus e cabeçorras (expressões da cultura popular de Cachoeira, onde pessoas saem fantasiadas com cabeças gigantes) que sairam em cortejo pelas ruas do Pelourinho. Já às 19h, o 'Cortejo da Ajuda' saiu da Galeria Solar Ferrão e foi em direção à Praça Tereza Batista, onde aconteceu o lançamento da 'Festa da Ajuda 2016' pela Irmandade Nossa Senhora D'Ajuda (formada por uma comissão) às 20h30. Ainda na praça, a Orquestra de Cachoeira fez a finalização da abertura com uma apresentação especial com iníco às 21h.

"É importante levar os artistas de Cachoeira para o Centro Histórico de Salvador, que é Patrimônio Cultural da Humanidade e uma vitrine. Com isso, é dada maior visibilidade para esses artistas dos mais diversos estilos artísticos do Recôncavo", afirma André Reis, Secretário de Cultura de Cachoeira. Entre os artistas que participam da mostra, são destacados o fotógrafo Pedro Arcanjo, o escultor Doidão da Bahia, e o artista visual Pirulito, considerados grandes nomes na difusão das artes no Recôncavo Baiano.

De acordo com a curadora da mostra, a exposição tem como objetivo reunir sob o mesmo espaço esse conjunto de pinturas, esculturas e fotografias permitindo a contemplação e conscientização coletiva dos reais valores da cidade de Cachoeira, com intensas manifestações culturais, que são patrimônios imateriais da humanidade eternizadas nas obras desses artistas. "Sendo assim, não serão reunidos e apresentados apenas quadros, mas todo um conjunto de valores e conhecimentos intrínsecos plasticamente nas obras. Também homenageamos Augusto Regis, importante difusor da cultura do Recôncavo sobretudo, Cachoeira e São Felix", acrescenta.

A realização é da Prefeitura Municipal de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio do IPAC/DIMUS. O Centro Cultural Solar Ferrão integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias ( CCPI). Para mais informações, falar com: André Reis - Secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira no telefone (75) 99241-7844, ou Márcia Schlapp - Curadora, no telefone (75) 99216-3992.

Serviço: Exposição 'Pinte em Cachoeira'
Local: Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, Pelourinho)
Data: 22/08 a 02/09
Horário de visitação: terça a sexta, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada gratuita
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال