TRE revela cidades com baixos índices de escolaridade entre eleitores; Muritiba está entre as melhores

Foto: divulgação
As estatísticas atualizadas sobre o eleitorado na Bahia, divulgadas pelo TRE no início da semana passada, revelam em detalhes as cidades com os mais baixos índices de escolaridade entre a população acima de 16 anos e apta a votar na disputa deste ano. No ranking de eleitores analfabetos, Pedro Alexandre, localizada na divisa com Sergipe, lidera isoladamente, com índice de 28%, 20 pontos acima da média do estado - cerca de 8%. Em seguida, vêm Itapicuru (23%), Sítio do Quinto (22%), Coronel João Sá (22%), Gongogi (21%) e Guaratinga (21%). Em mais 16 municípios, o analfabetismo atinge quase um quinto do universo de habitantes cadastrados no TRE.

Outras 234 cidades superaram a marca de 10%. Na faixa dos chamados analfabetos funcionais, que apenas leem e escrevem, Tanque Novo, ao sul da Chapada Diamantina, ocupa o topo, com percentual de 46%, seguido de perto por Ituaçu (45%), Pilão Arcado (44%), Lagoa Real (44%), Guajeru (42%) e Candiba (42%).  Na ponta contrária, os menores índices de analfabetismo foram registrados em Madre de Deus (1%), Salvador, Simões Filho, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas e Camaçari, todos com 2%.

Bem abaixo da média

Entre os municípios com os mais baixos índices de eleitores que possuem ensino médio completo, Pedro Alexandre também aparece em primeiro lugar, com aproximadamente 2%, ao lado de Sítio do Quinto. Na casa dos 3%, estão Maetinga, Guajeru, Quinjingue, Monte Santo e Coronel João Sá. Outras 286 não ultrapassaram os 10%. Já no balanço do eleitorado com superior completo, 48 cidades baianas não atingiram 1% e apenas 13 superaram os 5%.  Nas duas faixas de escolaridade, as médias do estado são, respectivamente, 13,86% e 2,69%.

Notas máximas

Na lista das cidades cujos eleitores completaram o ensino médio, o maior percentual foi registrado em Madre de Deus, com 41%. Também pontuaram bem no ranking Alagoinhas (35%), São Francisco do Conde (33%), Muritiba (30%), Santo Antônio de Jesus (30%), Senhor do Bonfim (29%), Governador Mangabeira (29%), Ipiaú (28%), Aramari (27%), Araçás e Dom Macedo Costa, ambas com 25%. Entre o eleitorado com superior completo, os seis campeões são Madre de Deus (8%),  Alagoinhas, Salvador, São Francisco do Conde, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim, com 7%. 

Fonte: iBahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال