Cachoeira: FLICA começa nesta quinta (13); veja programação completa

Foto: Egi Santana/Flica
A 6ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) começa nesta quinta (13) e vai até domingo (16/10), na cidade da Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Além das mesas, a programação, como já ocorre há três anos, terá mais uma edição da Fliquinha no Cine Theatro Cachoeirano.

A abertura será com a mesa temática “Histórias da Gente Brasileira”, no dia 13, às 15h, que conta com a presença da carioca Mary Del Priore. A mesa tem o mesmo nome do livro de Mary. Esta é uma das novidades desta edição da Flica, já que é a primeira vez que acontece uma mesa totalmente dedicada a um livro. A mediação será do Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal.

A segunda mesa está prevista para começar às 19h. Com o tema "100 anos de Zélia Gattai", o debate reúne Maria João Amado, neta de Zélia, e Jailma Pedreira, pós-doutora em Letras. A mediação fica por conta de Mira Silva, diretora do programa Aprovado, da TV Bahia.

No dia seguinte, sexta-feira (14), às 10h, haverá bate-papo entre Eduardo Spohr e Scarlet Rose, na mesa “Do Éden à Finlândia”, mediada por Suzane Lima Costa. Com mais de 800 mil livros vendidos, Spohr é considerado um dos maiores autores nacionais de fantasia. Já a soteropolitana Scarlet Rose fala sobre o livro “Finlândia”, seu primeiro romance.

Miltom Hatoum e João Filho estarão na mesa “A Voz do Autor”, que acontece dia 14, às 15h, com mediação de Mirella Márcia. Os autores vão falar, entre outras coisas, sobre seus papeis como escritores. Ainda no dia 14, às 19h, acontece a mesa “O Mar, um Mapa, a Audácia”, promovendo o encontro entre Ana Maria Machado – homenageada desta edição da Flica - e Mônica Menezes, que estuda e escreve sobre literatura infantil e juvenil e literatura brasileira contemporânea.

Abrindo o fim de semana, no sábado (15), às 10h, o encontro será entre o colombiano Juan Gabriel Vásquez e o paulista Antonio Prata. Com mediação de Zulu Araújo, diretor da Fundação Pedro Calmon, a mesa tem como tema “Histórias de Humor Sutil, Micromundos Familiares e Fratura Generalizada”. Depois, às 14h, a poeta mineira Ana Martins Marques e a poeta e professora baiana Ângela Vilma se encontram na mesa “Exílios Interiores”, com mediação da também poeta Mônica Menezes.

Ainda no sábado, às 17h, a mesa “As Águas dos Contrassonetos e os Olhos da Vândala Insubmissão” reúne Conceição Evaristo e Alex Simões. A produção de Conceição abarca poesia, contos, romances e ensaios literário, abordando assuntos relacionados à educação, gênero e relações étnicas na sociedade brasileira. Alex é poeta, escritor, professor, performer e tradutor. O papo será mediado pela poeta baiana Lívia Natália.

Conforme o G1, outra atração internacional fecha o sábado, às 20h, na mesa “Entre Cidades Atlânticas”: Kabengele Munanga (Congo). Ao seu lado, a antropóloga e escritora baiana Goli Guerreiro. A mediação fica a cargo de Zulu Araújo. Por fim, encerrando a Flica 2016, o público confere edição especial do Caruru dos 7 Poetas, que começa no domingo (16), às 10h. Os homenageados nesta 12ª edição do Caruru dos 7 Poetas são Bárbara Uila, Camillo César Alvarenga, Deisiane Barbosa, Ebomi Cici, Fábio Haendel, Giselli Oliveira e Herculano Neto.

Confira a programação da Flica 2016:

Quinta 13/10

Mesa 1 – 15h
“Histórias da gente brasileira”
Mary Del Priore
Mediação: Jorge Portugal

Mesa 2 – 19h
"100 anos de Zélia Gattai"
Maria João Amado e Jailma Pedreira
Mediadora: Mira Silva

Sexta 14/10

Mesa 3 – 10h
“Do Éden à Finlândia”
Eduardo Spohr e Scarlet Rose
Mediação: Suzane Lima Costa

Mesa 4 – 15h
“A voz do autor”
Miltom Hatoum e João Filho
Mediação: Mirella Márcia

Mesa 5 – 19h
“O mar, um mapa, a audácia”
Ana Maria Machado conversa com Mônica Menezes

Sábado 15/10

Mesa 6 – 10h
“Histórias de humor sutil, micromundos familiares e fratura generalizada”
Juan Gabriel Vásquez (Colômbia) e Antonio Prata
Mediação: Zulu Araújo

Mesa 7 – 14h
"Exílios interiores"
Ana Martins Marques e Ângela Vilma
Mediação: Mônica Menezes

Mesa 8 – 17h
“As águas dos contrassonetos e os olhos da vândala insubmissão”
Conceição Evaristo e Alex Simões
Mediação: Lívia Natália

Mesa 9 – 20h
“Entre cidades atlânticas”
Kabengele Munanga (Congo) e Goli Guerreiro
Mediação: Zulu Araújo

Domingo 16/10

Mesa 10 – 10h
Caruru dos 7 Poetas na Flica

SERVIÇO:

O que: Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica)
Quando: De 13 a 16 de outubro
Onde: Cachoeira (130km de Salvador)
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال