Opinião: A combalida qualidade política deverá se agravar na próxima legislatura devido ao baixo índice de escolaridade dos edis feirenses

Câmara de Vereadores de Feira de Santana| Foto: Vicen Ferreres
Por Sérgio Jones
A baixa qualidade dos níveis dos nossos representantes políticos, em todo território nacional, se alastra tal qual erva daninha. Em especial em Feira de Santana, onde a exceção é a regra, o domínio do cenário político é total, um dos mais dantescos de toda a nossa sofrida história. E deverá continuar enquanto não se promover uma reforma séria no modelo político existente. Pois o que se apresenta está falido e requer medidas urgentes: se o poço tem fundo, nós já nos encontramos nele há muito tempo.

Este padrão referenda apenas os anseios de uma classe de representantes que se profissionalizaram nesta área e que não considera prioridade política e os anseios do povo. Classe esta forjada de embusteiros e manipuladores de mentes e corações do brasileiro. Este só premia o que há de pior neste segmento tão importante na vida de todos nós que de forma dúbia acabamos atuando como protagonista de toda esta ópera bufa.

Estatística bisonho

Os vereadores que irão compor a nova legislatura a iniciar-se no dia 01 de janeiro de 2017, chama à atenção pelo elevado grau da baixa escolaridade. Dos 21 legisladores existentes, apenas 05 conta com curso superior; 02 com fundamental incompleto; 01 com fundamental completo; 13 com ensino médio completo. Diante deste cenário bisonho solapa toda e qualquer esperança que possamos vir a ter com relação ao desempenho, minimamente aceitável, de suas ‘excelências’.

No quadro exposto, perde o povo, ganha os profissionais da política que exercerá com muita tranquilidade o controle de um legislativo que há muito tempo atua como um apêndice do executivo. De poder independente só resta o nome. Quadro como este talvez explique o alto índice de abstenção alcançado nas urnas este ano, 67.971; nulos e brancos 39.936; válidos atingiram pouco mais de 53 por cento. Com relação a renovação do quadro, no total foram eleitos 11, mas renovação foi de apenas 07, uma vez que 04 deles são antigos vereadores que retornaram à casa. Triste Feira de Santana ó quão dessemelhante.

Sergio Jones é Jornalista formado pela FACOM-UFBA
*As opiniões emitidas em artigos assinados no site Diário da Notícia são de inteira e única responsabilidade dos seus autores.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال