Analytics

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Professores da Ufba aprovam adesão a paralisação nacional no dia 11 de novembro

Foto: Divulgação / Apub
Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) aprovaram, nesta segunda-feira (17), a adesão à Greve Geral dos Trabalhadores, que será realizada no dia 11 de novembro. Apesar do nome, a ação trata apenas de uma paralisação, e só ocorrerá por um dia.

A adesão foi aprovada por Assembleia Geral e seguiu orientação de centrais sindicais. No encontro, os docentes também deliberaram sobre uma série de mobilizações contra a Proposta de Emenda Constitucional 241, conhecida como PEC do teto dos gastos – que prevê o congelamento das despesas públicas pelos próximos 20 anos.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub), Cláudia Miranda, as ações ocorrerão a partir desta semana.

"Tem um calendário de atividades, que vão acontecer desta semana em diante e culminará com a Greve Geral dos Trabalhadores, no dia 11”, explicou. Ao Bahia Notícias, a presidente explicou que cerca de 80 professores participaram da assembleia desta segunda. Mesmo com a paralisação, Miranda garante que não há qualquer previsão de realização de greves na instituição.

“Há uma preocupação geral com a situação da educação básica, das universidades, mas nós ainda não encaminhamos nada sobre isso”, afirmou.

Entre as ações previstas para as próximas semanas, estão a realização de dia de microfone aberto nas unidades alertando sobre a PEC 241, no dia 18 de outubro; a integração à Frente Baiana contra o “Escola Sem Partido”; a realização de campanha visual e elaboração de folders e panfletos sobre PEC 241 e demais medidas de retirada de direitos para passagem nas unidades; e audiência com o governador Rui Costa, para cobrar respostas sobre atos de repressão cometidos pela Guarda Municipal de Salvador. A próxima assembleia da categoria será realizada no dia 24 de outubro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...