JazzTrio da Rumpilezz se apresenta em Cachoeira no próximo sábado (18)

Foto: Erivan Morais.
Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz levam seu JazzTrio para Cachoeira no próximo sábado, 18 de março. A apresentação, que acontece na Praça Ubaldino de Assis (Jardim Grande), às 18h, faz parte do projeto JazzTrio pela Baía, que já passou por São Francisco do Conde e Santo Amaro e ainda terá apresentações em Madre de Deus (19/03) e Salvador (a definir). O projeto “JazzTrio pela Baía” conta com o apoio institucional do Instituto Rumpilezz e da Prefeitura de Cachoeira e é patrocinado por Vivo e Governo da Bahia, através do FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia.

Idealizado e desenhado pelo maestro Letieres Leite, com a contribuição de artistas visuais como Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro, e construído por Mundinho Tapajós, nome importante na história dos trios elétricos, o JazzTrio foi pensado para o Carnaval. Baixinho, sem cordas e com volume agradável, desfilou pelo terceiro ano seguido na festa, conquistando público crescente.

Sentindo necessidade de interagir e de trocar experiências culturais no estado, para além das fronteiras soteropolitanas, o maestro Letieres Leite viu, então, a oportunidade de circular com seu palco móvel. “Sinto que precisamos melhorar estas artérias de comunicação, não só com as cidades ao redor da Baía de Todos os Santos, mas também com o subúrbio ferroviário de Salvador, por exemplo, e outras regiões do estado. A ideia da circulação do JazzTrio vem para cumprir este objetivo”, explica.

Nos concertos em cada cidade, a Orkestra Rumpilezz apresenta repertório conectado com seus 10 anos de história musical, com canções de seus dois discos autorais, “Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz” (2009) e “A Saga da Travessia” (2016).

Além das apresentações gratuitas, o projeto realiza também o workshop  “As Matrizes Africanas na Música Popular Brasileira | Método UPB por Letieres Leite”, no Cine Teatro Cachoeirano, das 10h às 13h. Voltado para músicos, estudantes de música e interessados em geral, o workshop apresenta o Método UPB – Universo Percussivo Brasileiro, criado por Letieres, que trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência da diáspora negra na Bahia. As inscrições são gratuitas.

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz

Criada em 2006 pelo maestro, compositor e arranjador Letieres Leite, a Orkestra Rumpilezz – bigband instrumental de percussão e sopros – tem como proposta musical traduzir para a concepção do jazz as raízes afro-baianas.

Com seu primeiro disco, “Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz” (2009), foi vencedora do Prêmio Bravo! como Melhor Álbum Popular e do 21º Prêmio da Música Brasileira em duas categorias, Revelação e Melhor Grupo Instrumental. Seu segundo CD, “A Saga da Travessia”, foi lançado em 2016 pelo Selo Sesc de Música.

Alám dos já citados Lenine e Gilberto Gil, realizou trabalhos com importantes nomes da música, como Joshua Redman, Arturo O'farrill, Steve Bernstein, Max de Castro, Toninho Horta, entre outros. Seu trabalho já foi apresentado em turnês na Europa e nos Estados Unidos.

Suas composições, concebidas a partir das claves e desenhos rítmicos do chamado Universo Percussivo Baiano (UPB) - terminologia observada e desenvolvida por Leite - têm entre as referências histórico-musicais as agremiações percussivas como Ilê Aiyê e Olodum, os Sambas do Recôncavo e os toques do Candomblé.

Serviço | JazzTrio pela Baía

CACHOEIRA

Data: 18/03, sábado

Workshop - As matrizes africanas da música brasileira | Método UPB por Letieres Cine Teatro Cachoeirano, das 10h às 13h.

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/JTPB_CCH

Apresentação Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz

Praça Ubaldino de Assis (Jardim Grande), 18h, grátis.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال