CACHOEIRA: Professores podem entrar em greve por tempo indeterminado

Fotos: Diário da Notícia
Os professores da rede municipal de ensino da cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano, fizeram uma manifestação no Centro da cidade hoje (12), durante a visita do Ministro da Cultura Juca Ferreira.

Em entrevista ao Diário da Notícia, o presidente do SINDPUC (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cachoeira), Sérgio Rocha, informou que após uma assembleia que acontecerá na próxima quinta-feira (14),  a categoria pode deflagrar greve por tempo indeterminado.

Segundo o representante da categoria, a proposta do prefeito Carlos Pereira para o Plano de Cargos e Carreira dos professores é de reajustar em 15% os salários, durante 10 anos. 

"A categoria pretende que o prefeito pague este reajuste imediatamente e não levar 10 anos para pagar um reajuste irrisório," disse o presidente.

O representante ainda informa que ontem (11), alguns vereadores votaram a favor do veto do prefeito e que 5 vereadores que tinham votado a favor do Plano, mudaram seus votos de última hora: "Traíram a classe e por isso que nós vaiamos na Câmara ontem para impedir que a sessão continuasse", diz.
Em contato com o Prefeito Carlos Pereira, ele informou que "a prefeitura não tem condições de pagar o plano imediatamente, por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal que limita os gastos em 54%."

Questionado como a prefeitura irá proceder caso aconteça uma greve, ele disse: "Não há legalidade nesta greve, não há justificativa plausível. Pois, aqui os professores recebem antecipadamente; pagamos o Piso Nacional; estão recebendo agora mais uma vantagem que é o Plano de Cargos e Carreira. Agora, é importante buscar um entendimento daquilo que é possível e do que é impossível. A gente tem um orçamento a respeitar, tem a Lei de Responsabilidade Fiscal que precisa ser respeitada e cumprirmos", finaliza.

A assembleia dos professores vai acontecer na próxima quinta-feira, 09:00hs, na Câmara de Vereadores da cidade.

Diário da Notícia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال