Especialistas afirmam que dormir pode ser mais eficaz que malhar para manter boa forma

Foto: Getty Images
Apesar da grande quantidade de adeptos da malhação que acordam cedo para realizar atividades física, especialistas afirmaram que dormir pode ser mais importante para manter a boa forma.


O tempo de sono tem grande influência sobre o peso, já que o organismo utiliza esse período para recuperar tecidos e sintetizar hormônios, o que gasta boa parte das calorias ingeridas durante o dia. 

A perda calórica durante o sono pode chegar a 70% do total gasto diariamente.

"Diversas pesquisas indicam que quem dorme menos de cinco horas, a longo prazo, ganha um sobrepeso de 36% em comparação com quem dorme duas ou três horas a mais", afirmou o diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Eduardo Nunes Salles, à revista Vogue. 

Luciana Palombini, especialista no assunto pelo instituto do Sono da Unifesp, acrescentou ainda que dormir pouco influencia o aumento de apetite, já que tem como consequência maior nível de grelina e menor de leptina, hormônios ligados a isso. Há também uma pesquisa realizada pelo Women's Hospital, em Boston, que comprova a desregulação do metabolismo da glicose por conta da falta de sono. 

"Dormir pouco eleva a concentração de cortisol, que estimula o acúmulo de gordura, especialmente a abdominal, podendo levar à obesidade", alertou Luciana. 

Fonte: BN
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال