Ataques a bancos: representantes da SSP e Febraban se reúnem para definir ações preventivas

Foto: Divulgação
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) disse que vai participar da divisão de tarefas, para evitar ou, pelo menos, dificultar ataques às agências de estabelecimentos bancários no Estado.

A parceria foi firmada nesta terça-feira após reunião entre o diretor de Operações e Negócios da Febraban, Leandro Vilain, e o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Eles discutiram a presença da entidade na prevenção e repressão a assaltos a bancos, notadamente no interior, onde a prática é mais recorrente.

No último dia 24 de julho, Barbosa cobrou participação dos bancos e do Exército para evitar os ataques:

“Não tem cabimento, hoje, com a possibilidade de instalação de itens como entintamento de cédula ou destruição de cédula, os bancos não fazerem esse aporte tecnológico para evitar o aumento da prática delitiva. Isso tem que ser uma preocupação conjunta”, comentou o secretário na oportunidade.

Segundo dados da SSP, o número de arrombamentos (tentados e consumados) à terminais de autoatendimento caíram entre 2014 e 2015, no período de 1º de janeiro a 9 de agosto. Os números apontam que no ano passado foram registrados 142 atentados, contra 134 ocorrências em 2015. O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho, formado por integrantes da SSP e da Febraban.

“Estamos dispostos a colaborar para a melhora dos números. Tivemos experiências positivas em outros estados, como São Paulo, e vamos adotá-las também na Bahia”, disse Leandro Vilain, diretor da Febraban, entidade responsável por construir um plano de ações, objetivando reduzir efetivamente, a curto prazo, os assaltos a bancos.

Em Muritiba, no Recôncavo Baiano, duas agências bancárias (Caixa e Banco do Brasil) foram explodidas na madrugada do último dia 18/07.


Fonte: Aratu
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال