Governo confirma que Bahia não adotará horário de verão

Foto: Reprodução
Apesar da pressão do Trade Turístico e de entidades empresariais, o governo decidiu manter a Bahia fora do horário de verão neste ano.

Os relógios serão adiantados em uma hora no dia 18 de outubro apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e empresários do estado alegavam que seria bom para a economia local a equiparação com o principal centro financeiro do país, São Paulo.

A população, contudo, não concordava. “Pesquisas internas” teriam apontado que 72% dos baianos eram contra a medida. "As alegações de sincronia de horários com o centro financeiro do país não fazem sentido num mundo globalizado onde os países mantém relações comerciantes e financeiras uns com os outros, mesmo tendo fusos horários diferentes", alegou o secretário de Comunicação do estado, André Curvelo.

Mesmo assim, entidades empresariais não desistiram de reverter a decisão. O presidente do Fórum Empresarial, Victor Ventin, teria entregue ao governador e aos secretários de Turismo, Nelson Pelegrino, e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, um documento com 19 razões que sustentariam o pedido do setor produtivo. Uma das principais questões apontadas é que a posição contrária da população é fruto do desconhecimento.

"Em um dos 19 pontos que apontamos mostramos que o receio das pessoas refere-se à sensação de maior insegurança durante a manhã onde estaria escuro, mas pesquisas também mostram que o nível de luminosidade no período é igual ao do mês de julho, assim como aponta levantamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania de que a maioria dos assaltos ocorrem mais no final do dia, justamente quando o trabalhador poderia sair com mais luminosidade do trabalho", defende Ventin.

Mesmo assim, o governo teria se mantido firme na decisão. "O governo entende como legítima a cobrança das classes empresariais, assim como das classes trabalhadoras que, por meio dos sindicatos, manifestaram-se, por outro lado, contra a adoção do horário de verão", justificou Curvelo. 

Fonte: BN
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال