Muritiba recebe Mutirão de Rastreamento do Câncer de Mama a partir de segunda-feira (21)

Foto: Reprodução
Do dia 21 de setembro a 05 de outubro o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama estará no município para realização de mamografias em mais de 1.800 mulheres de 50 a 69 anos de idade. Todas as mulheres nesta faixa etária, considerada de risco, devem fazer o exame durante este período em que a unidade móvel ficará instalada na Praça do São Pedro.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Ana Claudia, serão realizadas em média 140 mamografias por dia. “Nossa meta é fazer com que nenhuma mulher de 50 a 69 anos fique sem realizar o exame”, disse.

Na manhã desta quarta-feira (16) técnicos da secretaria estadual de Saúde reuniram-se com profissionais do município, agentes comunitários de saúde, representantes de associações e do conselho de saúde para orientar os mesmos de como será a ação.

Para facilitar o atendimento, as mulheres devem procurar a enfermeira do Posto de Saúde, no qual é cadastrada, ou seu agente de saúde e incluir seu nome na lista de atendimento. No dia de realizar o exame é necessário apresentar um documento de identidade e o cartão do SUS. Caso ainda não possua o cartão do SUS pode solicitar de imediato.

“Esta é uma ação importantíssima, pois a melhor forma de combater o câncer de mama é descobrindo a doença ainda no início. E através deste Programa que estamos trazendo para Muritiba, vamos poder ajudar muitas mulheres. Por isso, convocamos a todas para realizarem o seu exame”, disse a secretária municipal de Saúde, Aldineide Sousa.

Fonte: ASCOM Muritiba
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال