Líbia pode se tornar 'o novo reduto' do Estado Islâmico, diz ministro

Imagem: Al-Ahram Arabic News
O ministro dos Negócios Estrangeiros na Líbia, Mohamed Dayri, alertou que seu país poderá se tornar “o novo reduto” do grupo extremista Estado Islâmico. Segundo informações da Agência Lusa, Dayri afirmou terça-feira (17), em entrevista à agência France Press, que tinha "informações confiáveis de que o comando do Estado Islâmico determina aos novos integrantes que se dirijam para a Líbia, e não para a Síria, sobretudo depois dos bombardeios russos".


O ministro também condenou os atentados terroristas em Paris, que mataram 129 pessoas na última sexta-feira (13). "Pedimos, com a França e outros, uma ação internacional e uma verdadeira determinação contra o Estado Islâmico, na Síria e no Iraque, mas também na Líbia, porque receio que a Líbia se transforme, em  futuro próximo, no próximo reduto da organização", alertou.


 A Líbia já sofre com o fim do regime de Muammar Kadhafi em 2011, o que deflagrou uma luta entre duas forças políticas pelo poder desde o ano passado, uma com sede em Tripoli e outra, única reconhecida internacionalmente, no Leste do país, em Tobruk. Segundo Dayri, o número de combatentes do EI na Líbia está entre 4 mil e 5 mil, sendo os maiores contingentes formados por tunisianos, sudanese e iemenitas. Ele aponta que o grupo extremista já dominou as cidades de Syrte (Leste) e está presente em várias regiões, como Derna e Benghazi (também no Leste). "Ajdabya, no Leste, pode vir a ser o novo reduto da organização", avisou.

Fonte: Bahia Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال