Trilha que dá acesso à Cachoeira do Buracão, na Chapada, é interditada; parque é fechado em Ibicoara

Imagem: Edmar de Lima Carvalho
A trilha que dá acesso à Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi interditada nesta quinta-feira (10), segundo a Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara (ACVIB). O motivo são os focos de incêndio no município, concentrados na região do Baixão e que ainda persistem. Por conta das chamas, o Parque Natural Municipal do Espalhado, onde está localizada a Cachoeira do Buracão, foi fechado temporariamente. A decisão foi publicada pela prefeitura na quarta-feira (9), no Diário Oficial do Município.
Ainda de acordo com a ACVIB, são cerca de 40 brigadistas, distribuídos entre três brigadas voluntárias, que realizam o combate ao fogo na região. Os brigadistas contam com o apoio também do Corpo de Bombeiros, de três aeronaves e dois helicópteros. Outras três trilhas seguem interditadas na Chapada Diamantina por causa do incêndio que atinge também os municípios de Palmeiras, Lençóis e Ibicoara. 
A trilha que dá acesso à Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão, município de Palmeiras, foi suspensa pela segunda vez neste mês de dezembro na última terça-feira (8), devido às altas temperaturas registradas no local. A medida foi tomada em parceria pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, e pela Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC). 
Segundo informações da ACV-VC, o fogo continua no Vale do Capão, no município de Palmeiras, na região do Boqueirão e na Trilha 21. A ACV-VC conta ainda que as chamas estão se distanciando da região da trilha da Cachoeira da Fumaça. Já a trilha do 21, segundo o próprio ICMBio, é muito pouco usada, principalmente por ser uma trilha difícil de ser feita. "A preocupação agora é a o fogo descer para a nascente do Grota, que fica no bairro de Campos", informou o brigadista da ACV-VC Pedro Meza. 
O combate na região do Vale do Capão é feito por 14 brigadistas, além de uma aeronave do Corpo de Bombeiros, que está responsável por transportar brigadistas, comida e água. Em Lençóis, o fogo está concentrado nas proximidades da Gruta do Lapão. Além disso, um outro foco está sendo monitorado nas proximidades do Morro do Camelo, na divisa entre os municípios de Palmeiras e Lençóis. 
Conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, na quarta-feira, mais 40 bombeiros militares chegaram a região da Chapada Diamantina para ajudar no combate aos focos de incêndio. No total, são 60 bombeiros, 8 peritos, brigadistas, quatro aviões e dois helicópteros que fazem o combate ao fogo na região.  
As outras três trilhas que permanecem fechadas estão localizadas em Ibicoara. As trilhas que dão acesso às cachoeiras da Fumacinha e Véu de Noiva foram interditadas no início da tarde de terça-feira. Segundo a Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara (ACVIB), nesta quinta-feira (10) foi fechada também a trilha que dá acesso à Cachoeira do Buracão. A associação ressalta que apesar da interdição das trilhas (véu de noiva, fumacinha e Buracão), o fogo está longe de atingir as cachoeiras. 
A ACVIB ressalta que, apesar da interdição das trilhas, o fogo está longe de atingir as cachoeiras. Os principais focos das chamas em Ibicoara estão concentrados na região do Baixão. Ainda de acordo com a ACVIB, são cerca de 40 brigadistas, distribuídos entre três brigadas voluntárias, que realizam o combate ao fogo na região. Os brigadistas contam com o apoio também do Corpo de Bombeiros, de três aeronaves e dois helicópteros. 
Parque Municipal é fechado
Devido aos incêndios no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, o Parque Natural Municipal do Espalhado, onde está localizada a cachoeira do Buracão, foi fechado temporariamente. A decisão foi publicada pela prefeitura na quarta-feira (9) no Diário Oficial do Município.
De acordo com a portaria nº 3 de dezembro de 2015, o fechamento do parque se deve a necessidade de colaboração de todos os condutores e guias do município que exercem suas atividades de condução de visitantes no Parque Natural Municipal do Espalhado nos incêndios que atingem Ibicoara. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara ressaltou ainda que não há focos de incêndios no parque.
Fonte: iBahia
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال