Gratuidade de vacina da dengue é proposta na Alba

Foto: Reprodução
Aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina que combate à dengue levará pelo menos três meses para ser comercializada nos laboratórios particulares. Como o Governo Federal ainda não definiu o preço, e nem confirmou se disponibilizará de graça no Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado estadual Fábio Souto (DEM) apresentou uma Indicação ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltando a necessidade da vacinação gratuita contra a dengue em postos de saúde para a população com idade entre 9 e 45 anos, no estado da Bahia.

“Os casos de dengue estão espalhados em mais da metade dos municípios baianos, destacando a cidade de Itabuna, no Sul do Estado, com mais 3.837 ocorrências. Em seguida, aparece Ilhéus (3.198 casos), Jequié (1.316), Salvador (832) e Jeremoabo (528). Considero extremamente importante imunizarmos a população, dentro da faixa etária correlacionada, ao tempo em que sugiro ao Governo do Estado que estude todos os pontos e vetores viáveis e necessários para que este ônus não seja repassado, em hipótese alguma, aos baianos”, destacou Souto.

De acordo com o parlamentar, esta atitude manterá o controle da doença e evitará que novos casos surjam no Estado. “A ação é uma importante estratégia para proteger a população do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. Com ela poderemos também, tecnicamente, contribuir para uma redução de hospitalização por dengue em até 80%. Desta forma, colaboraremos preventivamente para que a proliferação dessa grave doença não avance ainda mais na Bahia”, ressaltou.

Fonte: Bocão News
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال