Manchas já são avistadas na Baía de Todos os Santos, diz secretário

Foto: Manu Dias/GOVBA
Após sobrevoar a costa da Bahia na manhã desta sexta-feira(8), o secretário do meio Ambiente, Eugênio Spengler diz ter observado manchas no litoral da Baía de todos os Santos. Inicialmente, o governo divulgou nota afirmando que nada de anormal havia sido avistado, mas no fim da tarde de hoje a informação foi atualizada.

Amostras foram recolhidas no mar para analisar se correspondem ao avanço da lama proveniente do rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais.

“Constatamos manchas escuras que podem ser algas ou matéria orgânica suspensa. Como choveu muito, os próprios rios podem estar lançando essa matéria. Mas não descartamos que pode ser resíduo do Espírito Santo”, disse Spengler.

Segundo o secretário, o governo já estuda medidas de punição contra a Samarco “Caso se confirme que se trata da lama da mineradora obviamente tomaremos todas as medidas”, disse ele, que realizou dois sobrevoos na costa sul da Bahia, de Trancoso ao arquipélago de Abrolhos, nesta sexta - o primeiro das 6h às 7:30h e o segundo das 9h às 10:30.

As amostras foram recolhidas pelo Inema e pela Samarco. O resultado das análises deve ficar pronto em 10 dias. Os pontos onde as manchas foram avistadas foram georeferenciados e a qualidade das praias e da água também serão estudadas. Segundo Spengler, não há motivo para restrições nas praias até o momento. 

"As informações apontam para a necessidade de uma análise técnica mais precisa. A gente precisa ter cautela nesse momento para identificar tecnicamente a origem do material. Não existe elemento hoje que aponte para a necessidade de interdição ou de restrição para o uso de praias por conta dessa situação."

Em nota, a Marinha informou que também acompanha o caso. A instituição divulgou a realização de uma sondagem preliminar nas proximidades do arquipélagos , não tendo observado vestígios da mancha.

Fonte: Correio
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال