Aldeias indígenas do Prado podem sofrer despejo nesta semana

Foto: Reprodução
Nos próximos dias, seis aldeias de índios da etnia Pataxó, em Prado, extremo sul baiano, podem ser despejados das terras em que habitam.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Governo Federal, a ação visa retirar os indígenas de parte do Parque Nacional do Descobrimento. 

De acordo com o Teixeira News, a ação de reintegração de posse foi marcada para ocorrer nesta segunda-feira (14) e na sexta-feira (18). 

Agentes da Polícia Federal já estiveram nas seis das dez aldeias Pataxó, que compõem a Terra Indígena (TI) Comexatibá ficam na área sobre a qual incide o parque e devem ser alvo da reintegração de posse: Monte Dourado, Alegria Nova, Cahy, Gurita, Tibá e Pequi. 

A justificativa do ICMBio é que os indígenas pressionam os recursos naturais do Parque Nacional do Descobrimento e colocam em risco a conservação da biodiversidade na área. Os riscos estão em atividades como a extração de materiais para o artesanato e para a alimentação, assim com caça e agricultura de subsistência. 

Em fevereiro passado, índios Pataxó e Tupinambá estiveram em Brasília.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال