Muritiba: Polícia Militar apreende mais de 350 espadas juninas; essa é a quarta apreensão no período

Foto: Fabão Radialista
A Polícia Militar apreendeu espadas juninas na tentativa de evitar a tradicional 'guerra' na cidade de Muritiba, Recôncavo da Bahia. A ação, realizada em conformidade a determinação do Ministério Público Estadual (MP-BA), cumpriu mandados de buscas e apreensão numa residência no São Pedro Velho - localidade rural que faz divisa com a cidade de São Félix.

De acordo com Capitão Eliel Lopes, comandante da Polícia Militar, ao todo foram apreendidas 352 espadas juninas prontas para manuseio e equipamentos artesanais para fabricação dos aterfatos. A operação começou por volta das 15:30 horas desta terça-feira (12) e contou com apoio da Polícia Militar de São Félix.

Durante as buscas, nenhuma pessoa foi localizada na casa. Segundo o Capitão Eliel Lopes, possivelmente os suspeitos fugiram ao perceber a chegada da Polícia. O local foi alvo de denúncia anônima.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e será destinado à incineração pelo Exército. Está é quarta apreensão no município somente este ano do artefato que é proibido por lei. Quem for pego confeccionando, armazenando ou executando espadas juninas é preso em flagrante delito, com base no artigo 16, inciso III, da Lei 10826/03, por possuir artefato explosivo ou incendiário sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, ficando custodiado à disposição da justiça.

Dor no bolso:

De acordo com Capitão Eliel Lopes, a Justiça Criminal tem estipulado fiança de 5 mil reais para o acusado aguardar o desdobramento do processo judicial em liberdade. O oficial também ressaltou que não irá tolerar a prática criminosa e todas medidas afim de evitá-la serão adotadas.

Eliel ainda enfatiza que o cidadão que esteja praticando o ato ilícito que desista para não ser preso em flagrante pelo crime cometido.

"Gostaria de informar às pessoas que insistem em desrespeitar as leis, que ainda é tempo de desistir dessa prática ilegal; não vamos tolerar, fazer, portar ou tocar espadas, é prisão em flagrante. O juiz tem cobrado aos flagranteados R$5.000,00 (cinco mil reais) de fiança para poder responder o processo em liberdade. Você cidadão de bem não entre nessa, pois pode atrapalhar sua vida por algo fútil. Todas as denúncias serão averiguadas; portanto você que não gosta dessa perigosa brincadeira denuncie." Pontuou ao Voz da Bahia o comandante da PM no município.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال