Muritiba: Mãe Mara promove evento do Dia da Mulher Negra; 'Valorização às guerreiras,' cita vereadora

Fotos: Divulgação
Nesta data de 25 de Julho a América Latina comemora do dia da mulher negra e Caribenha; diante da referência foi realizada em Muritiba através da vereadora Mãe Mara o dia da Mulher Negra - medalha Mara Tessunne - como forma de valorizar as mulheres da cidade e Recôncavo.

Terreiros:

Diversos representantes dos terreiros de candomblé da Bahia estiverem presentes ao evento que levou dezenas de pessoas ao auditório da Câmara Municipal de Muritiba. O presidente da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro - FENACAB - O Babalorixa Aristides Mascarenhas, também esteve presente ao evento e destacou a importância de se manter a tradição da religião diante de toda uma modernidade que surge no mais diversos segmentos.

Doutora Patricia - Medalha Nelson Mandela

A doutora Patricia Crisostomos - Delegada de Polícia - uma das organizadoras da Medalha Nelson Mandela que tem o objetivo de valorizar as mulheres negras da Bahia, participou do cerimonial compondo a mesa de autoridades e representantes dos diversos segmentos da sociedade.
A delegada falou do fim do preconceito e da valorização existente na religião e de toda luta para manter sua importância nos mais diversos segmentos. Doutora Patricia, atua como ekedi dentro do Candomblé, culto afro ou religião a qual mantém-se orgulhosa por fazer parte e manter a tradição dos seus ancestrais.

Políticos e autoridades
Vários nomes conhecidos da política partidária estiveram no evento. O prefeito de Muritiba Danilo de Babão, presidente da Câmara de vereadores de Cruz das Almas Renan de Romualdo, Presidente da Câmara de vereadores de Muritiba, Valmir Simões, vereadores de Mangabeira, Cruz das Almas e a ex-prefeita de Governador Mangabeira Domingas da Paixão, Dr. João Neto, diretor da Universidade Estadual da Bahia - UNEB campus de Santo Antônio De Jesus e vários outros nomes importantes na região do Recôncavo estiverem presentes.
Outros segmentos:

Grupo de Capoeira Raça de Muritiba, Samba de Roda Segura a Veia do mestre Avelino, associações de moradores da cidade e zona rural, representantes do grupo das mulheres da Terceira Idade da cidade, membros da imprensa regional e toda comunidade do povo de santo participaram do evento que iniciou as 8 horas da manhã e seguiu até início da tarde desta quarta-feira (25).
Mãe Mara:

A vereadora realizou uma série de homenagens aos mais diversos representantes da sua religião, além de representações políticas na qual a vereadora faz parte, com seu mandato na Câmara de Muritiba.
A vereadora também realizou um discurso no início do evento falando sua trajetória e dificuldades enfrentadas para ocupar o espaço qual encontra-se dentro da sociedade. A Ialorixá destacou a importância da humildade para ter uma sociedade mais justa e igual.
Mãe Mara agradeceu a presença de todos e enfatizou a quebra do tabu do preconceito ao reunir várias pessoas de determinadas classes e segmentos da sociedade. O projeto dará continuidade nos próximos anos, segundo a vereadora. Finalizando ao afirmar que o evento é uma valorização às mulheres guerreiras, onde as medalhas foram batizadas como Teresa Benguela uma líder quilombola que lutou pela mulheres negras no Brasil em meados do século XVIII.

Veja fotos e vídeo do evento:


Veja um vídeo do evento:

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال