A estranha doença conhecida como língua 'peluda'

Sintomas da doença são náusea, halitose, distúrbio degustativo e, obviamente, uma aparência
pouco atraente da língua (Foto: The New England Journal of Medicine)

Imagine a cena: você acorda e, ao escovar os dentes olhando-se no espelho, descobre que sua língua está completamente negra. O caso não é tão raro quanto se imagina e aconteceu com uma americana de 55 anos, segundo o que publicou a revista científica The New English Journal of Medicine nesta semana.

A mulher, que não teve seu nome divulgado, havia sofrido um acidente de trânsito e foi levada ao hospital para receber tratamento médico. Ao tomar um antibiótico chamado monociclina, relatou ter tido náuseas e um sabor ruim na boca.

Foi quando percebeu que sua língua estava negra e com uma textura desagradável. O médico Yasir Hamad, responsável pelo caso, disse que a suspeita era de que se tratava de um transtorno conhecido como "língua negra pilosa", conhecida popularmente como "língua peluda". A doença é reversível e não deixa sequelas, mas pode gerar traumas. Mas em que consiste essa enfermidade e o que pode provocá-la? Se um dia você tiver essa doença, não se preocupe: não nascerão pelos em sua língua. Mas ela, muito provavelmente, ficará com uma coloração escura e uma textura peculiar, dando-lhe uma aparência 'peluda'. 

Cores diferentes

Hamad, que é professor-assistente da Escola de Medicina San Luis, da Universidade de Washington, explica que a "língua negra" pode ser um dos efeitos colaterais de alguns antibióticos, principalmente a tetraciclina. Mas também pode ser resultado de má higiene bucal, ou provocada - e até mesmo acentuada - pelo uso de enxaguante bucal que irrita a mucosa da língua, tabagismo e algumas infecções. Há médicos que descrevem a doença como "benigna e indolor". 

De qualquer maneira, essa enfermidade é considerada relativamente comum e atinge cerca de 13% da população, segundo a Academia de Medicina Bucal dos EUA. A doença pode se manifestar em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em adultos, especialmente homens. Segundo explica a entidade, "há um descolamento defeituoso do tecido que cobre a língua. Normalmente, a língua é coberta por estruturas cônicas chamadas papilas filiformes. Essas papilas geralmente têm aproximadamente um milímetro de comprimento." Em casos severos, a extensão de cor escura pode ser bastante acentuada, dando uma aparência similar a pelos na parte superior da língua. "Quando as papilas não se desprendem adequadamente, alimentos, bactérias e, às vezes, fungos podem se acumular na superfície da língua", informa a Academia de Medicina Bucal americana. 

Ao se acumularem, produzem várias cores: marrom, branco, verde ou rosa, dependendo da causa específica, segundo a entidade. Certos tipos de bactérias ou fungos também são responsáveis pela cor preta. Segundo os médicos, apesar da aparência desagradável, essa patologia pode ser revertida com o tratamento adequado. Eles garantem que não há sequelas. Hamad explica ser necessário suspender o agente que está provocando ou acelerando a doença. Mas nada disso adianta se o paciente não melhorar sua boa higiene bucal. No caso da mulher atendida por Hamar, a paciente interrompeu o uso do antibiótico e, quatro semanas depois, viu sua língua voltar ao normal. 

Náusea, halitose e distúrbio degustativo 

O New English Journal of Medicine também divulgou o caso de um homem, fumante, de 85 anos de idade, sem antecedentes médicos relevantes que sofria da mesma doença. Os autores do relatório, médicos da Universidade de Medicina de Essen, na Alemanha, disseram que ele apresentava uma coloração negra e de 'aparência peluda' na língua. O homem viveu anos com a enfermidade. Os médicos Andreas Korber e Joachim Dissemond disseram que os sintomas dessa doença podem ser "náusea, halitose, distúrbio degustativo e, obviamente, uma aparência pouco atraente da língua".

Eles recomendam "aumentar a hidratação e a salivação" e "escovar a língua com uma escova macia", usando retinóides tópicos ou ácido salicílico. A Academia Americana de Medicina Bucal dos EUA recomenda que, se a pessoa tiver a doença da língua peluda uma vez, é preciso cuidado redobrado pois as chances de que ela se manifeste novamente são altas.

Fonte:g1.globo
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال