Implantação de 3 centros cirúrgicos e requalificação da Maternidade na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira


Em entrevista a rádio Olha a Pititinga na última quinta-feira (13) o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira Luis Araújo, falou sobre a implantação dos 3 novos centros cirúrgicos recentemente inaugurados e sobre outras ações do hospital.

Luis Araujo: foi feita uma requalificação total, eram duas salas cirúrgicas e uma terceira que era antiga e usada apenas para fazer alguns curativos crônicos. Nós resolvemos fazer uma análise de toda estrutura do centro cirúrgico e vimos que teria a possibilidade de incorporação de mais uma sala de cirurgia, observando as exigências das portarias de como devem funcionar os centros cirúrgicos, pois as salas anteriores eram usadas de forma incorreta.

Por exemplo: o material esterilizado era conduzido pelo mesmo local que o material usado carregado de bactérias, risco muito grande para infecções hospitalares, prateleiras que eram de madeira foram substituídas por prateleiras de aço inoxidável, trocamos os pisos tanto do centro quanto da área de hospedaria, mudamos todo o sistema de esgotamento, entre outros. Então hoje estamos com o centro cirúrgico apto para atuar com segurança.

E com isso também nos preparamos para cumprir as exigências do novo contrato que nós acabamos de assinar com o Governo do Estado da Bahia e com a Secretaria Estadual de Saúde, porque um dos perfis mais importantes desse hospital era por ser um hospital de excelência com perfil cirúrgico, então isso precisa ser resgatado, otimizando o potencial que o hospital tem. Daí, apresentando toda essa estrutura requalificada facilitou a adesão de emendas parlamentares para equipamentos cirúrgicos.

E a grande novidade é que já temos toda a equipe de profissionais, porque não adianta recuperar um centro cirúrgico e não ter os profissionais. Temos o médico anestesista na casa, morando em Cachoeira, uma enfermeira especialista em centro cirúrgico, auxiliar de maca, uma enfermeira que faz o acompanhamento do plantão da clínica cirúrgica, técnicas e técnicos que auxiliam o paciente em horário de medicamentos e também vamos fechar contrato com novos cirurgiões que tenham desenvoltura e a capacidade de resistência para fazer acima de 10 a 15 cirurgias por dia, pois o volume de cirurgias no dia é o que faz uma compensação para não termos prejuízo.

É todo um esforço que vale para resgatar a confiança de todos os pacientes das regiões da Bahia. Já trabalhamos com um contrato de 82 cirurgias gerais, esse valor é baixíssimo e não atrai os profissionais. Mas agora são as cirurgias de campanha, cirurgias eletivas especiais que tem uma tabela com o dobro do valor que o médico vai receber do que ele já fazia numa cirurgia no contrato passado. Estamos requalificando toda a maternidade do hospital de Cachoeira, esperamos inaugurar no final do mês o espaço com leitos e camas apropriadas para o parto normal, que o governo está valorizando para evitar o máximo possível o parto Cesário e já estamos fazendo também o pré-natal.

Fonte: Informativo Cultural Olha a Pititinga
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال