Projetos de estudantes baianos são selecionados pela Fiocruz

 Foto: Divulgação
Cinco projetos criados por alunos da rede estadual de ensino estão entre os 35 trabalhos selecionados na etapa regional da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz.) A relação dos escolhidos foi divulgada nesta terça-feira,16.

Em meio aos baianos, está um feito por estudantes do ensino médio, juntamente com a professora Karine Brandão do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista. Por meio do uso de QRCode (código de barras bidimensional que pode ser escaneado), a iniciativa "Árvore Digital do Centro Juvenil de Ciência e Cultura" permite que a comunidade acesse do celular informações e curiosidades sobre as árvores localizadas no terreno da escola. O trabalho foi selecionado na categoria Produção de Textos. Já em Canudos o projeto "Carne Nutritiva e Sustentável a partir do coração (flor) da bananeira: um alimento a ser inserido na merenda escolar", concorre na categoria Projeto de Ciências.

A ação desenvolvida por estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Luís Cabral, sob a coordenação da professora Wilciane Soares Silva Ferreira, discute o uso da parte da bananeira conhecida como "coração" na merenda escolar. Os estudantes do Ensino Fundamental do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf), em Itabuna, criaram o trabalho "Homem x Água. Atitudes negativas e corretivas: CIOMF cuidando das águas". A proposta levou os estudantes para as feiras livres da cidade a fim de levar informações sobre desperdício e contaminação das águas a quem passava. A orientação foi da professora Gracileide Silva Guimarães Sousa.

Em Salvador, foram dois selecionados para a categoria de produção audiovisual: o projeto 'Água é tudo", desenvolvido pelos estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Tereza Helena Mata Pires, sob a orientação da professora Mércia Silva Abreu, e o "Seja Vencedor nessa batalha!", de autoria dos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Dorival Passos, junto com a professora Luzânia Fonseca Imperial. Em todo o Brasil, foram inscritos 1.228 trabalhos nas categorias Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

Fonte: A Tarde
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال