Analytics

menu

Image Map

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Manifestação do Baixo Sul, Zambiapunga é declarada Patrimônio Imaterial da Bahia

Foto: Divulgação
A Zambiapunga, manifestação cultural do Baixo Sul baiano, herdada dos negros bantos escravizados na região do Congo-Angola, foi declarada Patrimônio Imaterial da Bahia. O decreto que promove o registro especial foi publicado nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, e entra imediatamente em vigor.

A partir de agora, este bem de valor cultural fica registrado no Livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas, ficando a cargo do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) a atribuição de adotar as providências legais para o cumprimento do decreto assinado pelo governador Rui Costa e pelos secretários de Cultura e da Casa Civil, Arany Santana e Bruno Dauster.

O pedido de registro como Patrimônio Imaterial foi realizado em 2016 . E Zambiapunga consiste em um cortejo de homens mascarados, trajados com roupas coloridas e retalhos, que percorrem as ruas na madrugada de 1º de novembro, véspera do Dia de Finados. Durante o ato, eles dançam e tocam instrumentos de percussão, cuícas e búzios, para acordar a população da cidade.

Fonte: Bahia Notícias
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook