Câmara e Iphan firmam convênio para revitalização de imóveis legislativos

Foto: Reprodução
O decisivo passo para a revitalização das sedes da Câmara Municipal de Salvador foi dado na noite de ontem, no Salão Nobre, com a assinatura do convênio entre o Poder Legislativo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a recuperação dos imóveis. A reforma foi viabilizada pela emenda parlamentar do deputado federal Cacá Leão (PP-BA), no valor de R$ 8 milhões, atendendo ao pleito do presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM). As obras têm previsão de conclusão em 12 meses com intervenções no Paço Municipal, Centro de Cultura, e anexos Bahia Center e Rio Lima.

Os dois últimos serão unificados, abrigando setores administrativos, gabinetes legislativos e um novo auditório para a qualificação servidores, vereadores e população em geral. No Paço Municipal, Leo Prates ressaltou a requalificação de toda a parte elétrica, o avanço do sistema de internet, e a viabilização do Plano de Combate a Incêndios, dando mais segurança à Casa Legislativa. “Já fizemos um grande investimento para a melhoria da internet na Casa, mas não foi muito sentido porque o cabeamento é muito antigo. Eu sempre digo que é como se fosse uma Ferrari andando numa estrada de terra. Essa reforma vai permitir corrigir isso.

Agradeço ao empenho do deputado federal Cacá Leão e de toda a equipe do Iphan para a concretização dessa obra, que beneficiará toda a nossa cidade”, afirmou. O Iphan foi representado pela presidente Kátia Bogéa, que fez questão de enaltecer a “parceria permanente com a Bahia preservação do patrimônio cultural”. A atuação pela preservação do patrimônio histórico de Salvador, independentemente de ideologia partidária, foi defendida por Cacá Leão. “É o nosso papel. É uma reforma que entrará para a história desse Paço. Estou mundo honrado por poder participar e ser o instrumento dessa revitalização”, disse o parlamentar federal. O secretário municipal de Turismo, Cláudio Tinoco, agradeceu o empenho dos presidentes da Câmara e do Iphan, além da emenda do deputado Cacá Leão para viabilizar as obras. “Quem ganha é a cidade”, elogiou.

Há três meses, a Diretoria Administrativa (Dirad) da Câmara protocolou junto ao Iphan os projetos referentes à reforma dos prédios do Poder Legislativo. A apresentação da documentação foi formalizada pelo diretor-administrativo da Casa, Leonardo Baruch, e pelo engenheiro Leonardo Paes Leme.A fachada principal é formada por arcadas de pedra de cantaria, que repousam sobre colunas toscanas superpostas por 13 janelas de púlpito com grades de ferro. No centro, acima da portada principal, há uma pequena torre onde está instalado o sino de ferro que foi fundido em 1615. A planta do Paço se desenvolve em torno de um pátio central, onde foi aberta uma cisterna e colocada escadaria com degraus e corrimões revestidos de mármore.

Fonte: Tribuna da Bahia 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال