Detran garante emplacamento no padrão Mercosul

Foto: Romildo de Jesus
Após uma série de adiamentos e de sofrer inclusive intercessão da Justiça baiana, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) deu início ao emplacamento de veículos no padrão Mercosul, determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O primeiro veículo a receber o novo padrão foi um Ford Ecosport Freestyle, registrado na capital baiana. Para atender a demanda reprimida, o órgão decidiu ampliar o horário de funcionamento até o próximo sábado (27).

Em entrevista à Tribuna da Bahia, o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, explicou sobre os problemas enfrentados pelo órgão até que o novo sistema fosse implantado. “É um processo complexo. Tivemos ontem [quarta-feira, 26] a suspensão dos atendimentos para que fizéssemos essa migração. Algo que demandou tempo de produção e atualização do sistema maior. Imagine que são todos os 4 milhões de veículos passando por essa atualização. Primeiro, a gente teve que atualizar o sistema - é uma base de dados muito grandes -, depois houve a sincronização”, afirmou. A mudança no sistema de emplacamento, na análise de diretor, vai reduzir os índices de criminalidade, podendo até gerar impacto nos valores dos seguros, que também tendem a diminuir.

O novo modelo de placa tem fundo branco com uma faixa azul, quatro letras e três números, bandeira do Brasil, emblema do Mercosul, marca d'água e um código de barras bidimensional (QR-Code), que garante a rastreabilidade e evita fraudes. "Agora vamos rastrear todas as placas e atribuir a elas os dados dos veículos, fabricantes e estampadores. Isso vai permitir que não tenhamos mais clonagens.

São mudanças importantes de controle. Um processo virtuoso que vai trazer segurança e ordem para a Bahia”, disse. O modelo é obrigatório para veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade e estado, mudança de município e categoria e troca de placas atuais danificadas. Não há prazo para que a exigência alcance toda a frota do estado, mas a fabricação da antiga placa cinza está proibida. Atualmente existem duas fabricantes atuando na Bahia e mais duas passando por análise de documentos.

Essas empresas fabricantes produzem em média 30 mil placas por dia. Em todo o estado há 208 emplacadoras em processo de credenciamento no órgão. Mais de 130 já estão aptas para produzir a placa Mercosul. Devido a grande concentração da demanda, o prazo de espera para ter o carro emplacado é de 2h30. A expectativa é que até sábado o tempo reduza para 1h30, podendo chegar a 30 minutos após os festejos do final de ano. Nesta sexta-feira a sede do órgão funciona até as 18 horas. No sábado, de 8h às 12h.

Fonte: Tribuna da Bahia 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال