Três baianos presidirão comissões na Câmara Federal

Foto: Divulgação Assessoria de impressa
A semana foi de arranjos nas comissões na Câmara Federal. E os deputados baianos já começaram a ocupar espaços. Três deles ocuparão, inclusive, o cargo de presidente. Ontem, o deputado federal baiano Félix Mendonça Jr. (PDT) foi escolhido o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara (CCTCI).

“Temos assuntos como a simplificação do processo de patentes e o uso da ciência e tecnologia para melhorar a educação, principalmente no interior”, revelou. A deputada federal Lídice da Mata (PSB) foi eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados. A parlamentar baiana também fará parte das comissões de Educação, onde será titular, e dos colegiados do Turismo, Ciência e Tecnologia e Cultura, nas quais atuará como suplente.

Lídice lembra que a proposta de Reforma da Previdência será um dos principais temas a serem debatidos pela Comissão, além de projetos que tratem de averiguar o aumento dos preços dos planos de saúde, pautas que afetam diretamente a população com mais idade. O deputado federal Antonio Brito (PSD/BA) foi eleito presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara, que tem a função de debater e aprovar posicionamentos em projetos de lei sobre as políticas públicas da saúde, assistência social, previdência social e temas ligados a Família.

O colegiado, que é composto 104 parlamentares, sendo 52 titulares e 52 suplentes, é o segundo maior da Câmara Federal. Leur Lomanto Jr. (DEM) foi eleito para o cargo de vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal. Com formação em Turismo, o parlamentar pretende apresentar ações que fortaleçam o setor, considerado um dos que mais movimentam a economia do país. Entre as iniciativas, o deputado defende a liberação dos cassinos e outros jogos, como forma de incrementar o turismo e a geração de emprego e renda.

A regulamentação desses jogos pode contribuir bastante com o aumento do turismo. O Brasil tem um grande potencial que pode ser aproveitado, o que irá impactar de forma positiva em nossa economia”, enfatiza. Para Leur Jr., é preciso ampliar os investimentos no Turismo, como forma de ajudar na retomada do crescimento econômico. Uma das nomeações mais polêmicas foi a do deputado federal Abílio Santana (PR-BA), indicado para ser membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

O parlamentar, único baiano que integra a Comissão, agradeceu ao partido pela indicação do seu nome. Em seu primeiro mandato, Tito (Avante) estuda alguns projetos e propostas para apresentar na Comissão de Agricultura, com vistas a fortalecer o setor produtivo rural e dar segurança jurídica àqueles que exercem atividades agropecuárias. Já o deputado federal Igor Kannário (PHS) foi eleito e empossado como membro titular da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL) foi confirmada como membro titular das comissões de Educação e da Mulher na Câmara dos Deputados.

Fonte: Tribuna da Bahia 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال