Programa esclarece etapas do processo de adoção no Brasil; assista

Imagem: Divulgação | Print: Portal DdN
Quais são as etapas do processo de adoção, de acordo com o sistema judiciário brasileiro? No vídeo desta semana o Programa “Vitrine” traz a professora Cleide Lima, do Departamento de História da UESB, que detalha os trâmites que precisam ser seguidos por quem deseja adotar.

Além disso, na entrevista, a docente comenta os principais mitos em torno da adoção e as dificuldades que são encontradas durante o processo. Cleide Lima fala ainda da Lei 15.509/2017, que estabeleceu novos prazos e procedimentos, no intuito de dar mais celeridade à adoção, beneficiando as crianças que estão sem lar e também as famílias que desejam adotar.

No entanto, a professora reforça que o primeiro passo para quem deseja adora é realmente querer. “A gente fala que o mais importante de tudo é querer ser pai e ser mãe. A primeira coisa é [pensar] ‘você está preparado para ser pai? Está preparada para ser mãe? Você quer muito? É um desejo seu? Você tem condições emocionais e também de alguma medida financeiras para ter um filho?’. Acho que é a primeira pergunta que a pessoa tem que se fazer. A pessoa tem que querer muito”, reflete Lima.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال