Fabíola reafirma compromisso com Educação Indígena

Foto: Divulgação | Ascom 
A Assembleia Legislativa da Bahia recebe o 3° Acampamento dos Povos Indígenas, um movimento de afirmação da luta pela necessária demarcação de terras, além de trazer para dentro do Legislativo a discussão sobre temas necessários para o povo indígena.

Como parte das atividades, foi realizada na tarde de quarta-feira (8) uma Sessão Especial com o objetivo de discutir “Educação Indígena na Bahia, Direitos, Valorização, Identidade e Cultura”.

“Entendo a educação indígena não somente pelo contexto histórico, mas de forma efetiva, que ofereça aos povos indígenas uma educação de qualidade e inclusiva, que respeite as especificidades de cada etnia indígena. É preciso reforçar a necessidade da implementação de uma política pedagógica direcionada aos povos indígenas, que pense na questão das línguas, nos costumes, ritos e estrutura, que permita aos povos um sentimento de pertencimento”, defendeu Fabíola Mansur, presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALBA, e uma das proponentes do encontro, juntamente com os deputados Jacó, Olívia Santana, Marcelino Galo e Fátima Nunes.

Para Fabíola, é importante manter um diálogo sobre temas e demandas relevantes para os povos indígenas como a questão da saúde, pauta agrícola, infraestrutura, e, sobretudo, a Educação. “O colegiado está aberto para intensificar os debates a respeito da Educação Indígena, discutindo as demandas do movimento, especificamente as pautas defendidas pelo Fórum de Educação Indígena, que recebi das mãos do seu secretário estadual, o Ibuí Pataxó, e ratificado pelo Cacique Babau, líder Tupinambá, que tem atuação em todo Brasil, especialmente no Sul da Bahia, uma região que tenho carinho especial como a cidade de Una”, explicou.

Com uma programação extensa até sexta-feira (10), o agrupamento se encontra no jardim da Alba e está representado nas tribos Tupinambá, Pataxó, Pataxó Hã-hã-hãe, Kiriri, Tuxá, Tumbalalá, Atikum, Pakararé, Kaimbé, Pankaru, Pakararu, Truká, Xukuru-Kariri, Kariri-Xóco-Fulni-ô, Kapinawá, Potiguara, Tapuia, Kambiwá, Funi-ô, Xacriabá, Payayá, Kantaruré e Tuxi.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال