Depoimento de Lula sobre caças suecos é marcado para outubro

Foto: Reprodução
O interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no âmbito da Operação Zelotes, foi marcada para o dia 22 de outubro. O processo apura irregularidades na compra de caças suecos durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O petista e o filho, Luis Claudio Lula da Silva, são réus por suposto tráfico de influência. Segundo informações do G1, o depoimento chegou a ser agendado no ano passado, mas foi adiado para que as partes coletassem mais provas. Com isso, o processo estava paralisado., mas agora o juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, argumentou que o interrogatório precisa ser marcado, mesmo com a pendência de depoimentos de testemunhas indicadas na França e no Reino Unido.

De acordo com o magistrado, não há previsão de quando elas serão ouvidas. "Não se trata de indefinição somente de um país, mas da imprevisibilidade de dois países no cumprimento de atos que podem ser supridos pelo conjunto probatório já levantado ao longo da instrução processual", argumentou o juiz. Até o momento, segundo o magistrado, 12 testemunhas foram ouvidas na Suécia a pedido da defesa.

"O que não se pode admitir é a indefinida suspensão/sobrestamento deste feito à espera da boa vontade de países soberanos, cujas autoridades não se dispuseram a dar celeridade aos atos de cooperação, do mesmo modo como fizeram as autoridades suecas, impondo-se a continuidade do processo", defendeu. Denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), o processo é fruto de investigações sobre a compra de 36 caças suecos por parte do governo federal e sobre a aprovação de uma medida provisória que envolveu incentivos fiscais a montadoras no Congresso.

Para o MPF, os crimes foram cometidos entre 2013 e 2015, quando o ex-presidente Lula teria participado de um esquema para beneficiar empresas no governo Dilma (saiba mais aqui). Lula nega as acusações e diz que jamais interferiu na aprovação de MPs ou no processo de escolha e compra dos caças.

Fonte: Bahia Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال