O Grito das Filarmônicas

Foto:Reprodução
Nesta sexta-feira, 22 de novembro, Dia do Músico, as filarmônicas do Estado da Bahia e Sergipe vão às ruas de suas cidades para protestar contra o descaso do governo para com elas. As bandas vão se concentrar nas praças principais de suas cidades, e tocar a mesma música, o dobrado “Os Músicos” de João Sacramento Neto, mestre baiano.

Segue trecho da nota do protesto emitida ao governo: “aqui na Bahia, após muitos apelos enviados ao Governo do Estado, no dia 28 de maio de 2019 foi realizada uma Audiência Pública, na Assembléia Legislativa, quando compareceram, além de representantes do Governo, políticos e religiosos, 105 filarmônicas representadas por músicos e dirigentes. Audiência essa, que deu conhecimento à maioria da população sobre a situação das filarmônicas em nosso estado, através da grande repercussão na imprensa. Foi elaborada uma lista de atitudes a serem tomadas pelo Governo em relação às filarmônicas.

O que é mais importante para as filarmônicas é o reconhecimento de que estas agremiações musicais devem ser apoiadas através de uma política pública, que reconheça o trabalho realizado nas comunidades e destine uma verba soberana que viabilize a sua atuação. Seis meses se passaram e nenhuma resposta chegou.

Por isso as filarmônicas irão realizar uma manifestação pacífica e sem vínculos partidários, ocupando espaços visíveis nas cidades, tocando a mesma música em sinal de unidade”. Dentre as filarmônicas do estado da Bahia, estão incluídas a União Sanfelixta, da Cidade de São Félix, e as três de Cachoeira Minerva Cachoeirana, Lyra Ceciliana e 25 de Junho, que farão seu ato de protesto na Praça da Aclamação, em frente à Câmara municipal a partir das 20h.

Fonte: Rádio Web Olha Olha a Pititinga
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال