Cachoeira: I mostra Itinerante de Cinema Comunitário: Hip Hop Prevalece

Imagem: Divulgação
Após nove anos atuando nas periferias de Cachoeira-BA, com a realização de ações comunitárias centradas em uma política cultural que abrange instrumentos como o cinema, Hip Hop e educação político comunitária, o Cine do Povo realizará, em 2020, a I mostra Itinerante de Cinema Comunitário: Hip Hop Prevalece. A mostra consiste em quatro sessões de cinema nas periferias urbanas de Cachoeira-BA, notadamente, nas comunidades que o Cine Clube atua a quase uma década; Viradouro, Rua da Feira, Cucui e Rosarinho.

A mostra é uma proposta sociocultural comunitária, que busca somar esforços no fortalecimento, continuidade e ramificação da larga tradição política do movimento Cine Clubista em Cachoeira, ou seja, na disposição de coletivos sem fins lucrativos com o objetivo de exibir, discutir e propor apreciação e pratica do cinema.

A I mostra Itinerante de Cinema Comunitário: Hip Hop Prevalece compreende o cinema como instrumento de mobilização, fortalecimento de agrupamentos comunitários e, prevenção aos altos índices de violência letal contra jovens negr@s, através da arte.

Por meio desta, convidamos todas e todos a participarem das sessões.

Programação:

I SESSÃO: Hip Hop e ação comunitária

Data: 31/01/2020

Hora: 18h

Local: Linha Velha

Filme: Hip Hop Pelo Certo (30min, Dir. Jamile Novaes, 2018)

Mediadores: Jamile Novaes, e Daniel (Mc Marreta)

O Debate colocará o Hip Hop como centro mobilizador de práticas educativas comunitárias, ressaltando os valores relacionados à cultura Hip Hop em sua totalidade, não apenas em seus elementos isolados.

II SESSÃO: História do Cine clubismo Comunitário na Bahia

Data: 18/02/2020

Hora: 18h

Local: Rosarinho

Filme: Cine do Povo: Uma História de Luta (19min, dir. Cine do Povo 2015)

Mediadores: Carlos Vitor, Fred Aganju

O Debate abordará o tema do auto representação, propondo, através da trajetória de ações do Cine do Povo, uma reflexão sobre a realidade das periferias urbanas de Cachoeira, refletindo sobre as estratégias e tecnologias apropriadas pelo Cine do Povo nestes oito anos de ações comunitárias.

III SESSÃO: Produção Independente em Áreas Periféricas

Data: 28/04/2020

Hora: 18h

Local: 3 Bocas

Filme: Arte Abstrata (30min, Dir. Daltro e Aganju, 2019)

Mediadores: Felipe Ramos

O debate se estruturará a partir da vivência dos integrantes do Studio Ibori, evidenciada no filme, de construção de estratégias de mobilização contra os determinantes que submetem o povo negro e periférico às condições racistas de sociabilidades, tendo o Hip Hop como meio de transformação da realidade.

IV SESSÃO: Hip Hop Arte e Cultura

Data: 19/05/2020

Hora: 18h

Local: Viradouro

Filme: Elementos em Movimento: Ativismo e Resistência (30min, Dir. Maloca Rec, 2017)

Convidados: Ezival (Quinta Esquina)

O debate se estruturará a partir da vivência dos realizadores do filme, jovens, artistas, mobilizadores, agitadores culturais, em sua trajetória de construção de um contrafluxo de resistência à negligência e descaso das instituições de poder em relação à cultura na cidade de Santo Antônio de Jesus, interior da Bahia.

Este projeto conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira, e com o apoio financeiro do 1º Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, através do Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال