Escolas estaduais são orientadas a adotar ações preventivas contra novo coronavírus

Foto: Reprodução
As secretarias de Saúde e de Educação da Bahia —estado onde há dois casos confirmados do novo coronavírus— divulgaram nesta segunda-feira (9) um informativo em que recomendam professores, funcionários e alunos da rede estadual de ensino a adotarem medidas de prevenção contra a doença. O documento, com base em diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde), contém tópicos com orientações a serem seguidas por todos os membros da comunidade escolar.

Além de mencionar a importância de cuidados com a higiene pessoal, a fim de se evitar o contato direto com secreções de uma pessoa eventualmente infectada pela covid-19, o manual aconselha a suspensão de atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados. A doença, causada pelo vírus SARS-CoV-2, é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às síndromes gripais.

“Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada do vírus no trato respiratório, através do contato com gotículas de secreções, a exemplo muco nasal. Isso pode acontecer através do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies e utensílios contaminados, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos”, diz trecho do informativo.

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, diz que as orientações valem tanto para prevenção da disseminação do coronavírus quanto para manejo de possíveis infectados. Entre os 25 casos da covid-19 confirmados no Brasil até então, dois são na cidade de Feira de Santana (a 109 de Salvador), onde houve contágio domiciliar entre uma paciente de 34 anos e uma trabalhadora doméstica, de 42. Segundo a secretaria de Saúde da Bahia, a transmissão ocorreu quando a primeira paciente ainda estava sintomática —ela retornou de uma viagem à Itália, no dia 25 de fevereiro.

Fonte: Voz da Bahia 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال