Evolução de casos do Covid-19 para pneumonia ocorre em média em 5 dias, alerta médica

Foto: Reprodução
Apesar de sintomas iniciais comuns de resfriados, os casos mais graves de infecções por coronavírus tem apresentado rápida evolução para pneumonia, de acordo com a infectologista Clarissa Ramos. A profissional também fez um alerta para os profissionais de saúde, que lidam diretamente com pessoas infectadas.

“O profissional de saúde tem que se adequar”, afirmou a infectologista ao destacar a importância dos equipamentos de segurança e proteção, e também o manuseio de material humano. “Os médicos, enfermeiros, técnicos lidam com o paciente e com as secreções, então estão expostos diretamente”, comentou Clarissa.

No Brasil ainda não há dados sobre a taxa de infecção de profissionais de saúde. Mas a médica cita que artigos internacionais de locais em que a crise foi grave, como Portugal e China, citam um índice de 20% e 43% respectivamente.

O primeiro caso fatal do novo coronavírus no Brasil contabilizou seis dias desde o início dos sintomas e a morte. Em coletiva da Secretaria de Saúde de São Paulo, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Davi Uip, afirmou que o paciente apresentou sintomas no dia 10 de março, foi internado no dia 14 de março e morreu nesta segunda-feira (16).

Fonte: Bahia Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال